Você sabe o que é branded content? Entenda como essa estratégia pode ajudar o seu negócio a crescer

Tornar uma marca conhecida entre seu público-alvo é uma das principais metas de qualquer negócio. Seja ele responsável por um produto ou serviço, a ideia de torná-lo popular entre um número grande de pessoas vai ao encontro de um importante objetivo: o de aumentar as vendas a cada dia. É por isso que as ações de marketing desempenham um papel fundamental no crescimento de uma empresa.

Fato é que, em pleno 2022, é impossível falar de marketing sem citar uma vertente específica dessa área, que é a de marketing digital. Hoje em dia, é fundamental que qualquer empresa saiba utilizar a internet a seu favor, estando atenta às novas estratégias que surgem a todo tempo e que podem ajudá-la a crescer de forma consistente.

E, por falar em estratégias para posicionamento de marca na internet, uma que vem se tornando cada dia mais visada é a de branded content, também chamada de marketing de conteúdo.

Você já ouviu falar sobre ela? Traduzido literalmente como “conteúdo de marca”, o branded content representa a criação de um conteúdo que está diretamente relacionado ao campo de atuação da marca.

Com dados relevantes e de qualidade, esse conteúdo é capaz de informar o leitor ao mesmo tempo que insere a marca em seu imaginário através de uma associação de valor. Na sequência, entenda melhor como essa estratégia pode ajudar no crescimento do seu negócio.

O que é branded content?
Conteúdo de marca, marketing de conteúdo, sponsored content, conteúdo patrocinado, link building… todos esses nomes são usados para se referir a uma mesma estratégia, a do branded content. De forma geral, o objetivo é criar uma conexão entre sua marca e o público-alvo, associando o produto ou serviço oferecido a conteúdos de qualidade e informativos ou de entretenimento.

Mas como isso é feito?

A ideia é produzir conteúdos que tragam dados e referências concretas acerca de um assunto. Esse conteúdo, inclusive, pode assumir diferentes canais e formatos: um texto para portal, vídeo no YouTube, carrossel de fotos no Instagram ou qualquer outro que vier à sua cabeça. O que importa é que ele tenha valor e proporcione algum tipo de aprendizado ou diversão a quem consumi-lo.

Para que esse conteúdo funcione como uma boa estratégia de marketing para seu negócio, é importante que a marca esteja presente de forma orgânica em meio às informações ali transmitidas. Por exemplo:

Possui uma corretora? Seu branded content pode falar sobre a importância da contratação de um seguro para a residência.
Precisa fortalecer o posicionamento institucional da sua empresa? Então um branded content sobre projetos da companhia pode criar aproximação com o público e trazer mais reconhecimento de marca.
Quer anunciar um novo empreendimento imobiliário? Uma boa ideia é divulgar o lançamento dando dicas úteis de como avaliar um imóvel.

Através de um material informativo e de qualidade, é possível apresentar sua marca como uma solução para qualquer necessidade do cliente ou usuário. Assim, ao mesmo tempo que ele consome um assunto de interesse, também reconhece seu negócio como um recurso importante relacionado àquele tema.

Branded content não é publicidade
Uma das principais características do branded content é sua flexibilidade. Além da possibilidade de assumir diversos formatos, ele também configura uma estratégia que se posiciona na intersecção entre duas diferentes áreas: o jornalismo e a publicidade.

É verdade que o principal objetivo dessa estratégia é melhorar a presença da sua marca no imaginário do público, expandindo o conhecimento sobre ela e fazendo com que se torne uma opção considerada pelo público-alvo na hora de contratar um serviço ou comprar uma mercadoria.

Até aí, só por essa descrição, você poderia associar essa técnica a algo muito conhecido: a publicidade.

No entanto, o que torna o branded content uma ferramenta híbrida com o jornalismo é justamente a necessidade de ser um conteúdo informativo ou recreativo, mas sem a venda como único objetivo final. Aqui, a ideia é gerar no imaginário do consumidor uma associação da marca a determinados valores que ela considera fundamentais.

Assim, a pessoa pode até não criar uma conta no seu site ou acessar sua loja no momento em que lê ou assiste ao branded, mas ela com certeza lembrará da sua marca mais tarde associando ela a determinado assunto. E, assim, as chances de seu negócio se expandir são muito maiores.

Inseri minha marca em um branded content. E agora?
Uma coisa importante sobre o branded content é que a fase pré, aquele momento em que a estratégia é elaborada, é tão importante quanto o pós-publicação. Afinal, de nada adianta gastar esforços para a produção de um conteúdo interessante se, depois, você não souber quais resultados foram alcançados com o processo.

Por isso, a análise de métricas é fundamental para mensurar o sucesso de um branded content. E esse sucesso pode assumir diferentes formas: o aumento no número de acessos ao site, crescimento nas vendas, maior número de menções positivas à marca nas redes sociais, entre outros KPIs (Key Performance Indicator, ou indicador-chave de performance, em português).

É a partir dessa avaliação minuciosa de resultados que você descobre o que dá certo e o que não dá no marketing digital. Assim, fica muito mais fácil determinar as próximas ações a serem realizadas para a expansão constante da marca.

Em quais canais posso utilizar essa estratégia?
Tão importante quanto a elaboração de uma ação de marketing digital é a definição do canal que será utilizado para sua divulgação. Por isso, a veiculação de um branded content deve sempre priorizar sites confiáveis e com público alinhado ao perfil do negócio, garantindo que as informações sobre sua marca chegarão a quem realmente é um consumidor em potencial.

O hub de conteúdo de marca da plataforma é especializado em associar o olhar jornalístico com os objetivos das marcas que anunciam conosco.

plugins premium WordPress
Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/dcsbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5277