Uma startup de Curitiba (PR) desenvolveu um teste para o coronavírus que pode dar o resultado em 15 minutos. O Hilab é utilizado desde 2017 para testes rápidos de outras doenças e agora também será usado para o diagnóstico do coronavírus.
“O resultado sai em 15 minutos e pode ser feito em qualquer lugar que tenha internet, ou seja, possui benefícios de escala a agilidade muito importantes para ajudar na detecção do vírus, já que o diagnóstico rápido é essencial para que a pessoa e os familiares sejam informados sobre a doença e possam entrar em isolamento o mais rapidamente possível, evitando a disseminação do vírus para outras pessoas”, disse Marcus Figueredo, CEO da Hi.
Como ter acesso ao teste?
A empresa criadora do teste está trabalhando para disponibilizá-lo em larga escala até a primeira quinzena de abril. Inicialmente, os aparelhos com o teste serão ofertados a empresas de São Paulo para usar com seus trabalhadores.
As empresas interessadas devem se cadastrar no site.
O teste também será disponibilizado em algumas redes de farmácia que já vendem o aparelho. Inicialmente, o custo de cada teste é de R$ 130,00, mas a startup garantiu que está trabalhando para baratear para R$ 75,00 e aumentar o acesso ao diagnóstico.