Quanto tempo demora para ter resultados no marketing digital?

A sua loja virtual foi inaugurada há poucos meses e, mesmo tendo contratado uma renomada agência, você acha que os resultados no marketing digital estão demorando a aparecer? Calma empreendedor. Elaboramos esse post que vai te mostrar quanto tempo demora, em média, para os primeiros resultados aparecerem efetivamente. Confere aí.

Resultados no marketing digital entre 3 e 6 meses
Antes de mais nada, é conveniente destacar que qualquer estratégia de marketing digital leva de 3 a 6 meses para alcançar os primeiros resultados, no mínimo. Nesta área, as coisas não acontecem tão rápido como no marketing tradicional.

Quando uma empresa investe nos meios digitais para ganhar mais visibilidade e aumentar o faturamento, através de um maior volume de vendas, é preciso ter paciência. Nada acontece da noite para o dia. As estratégias que trazem resultados a curto e médio prazo são:

Links patrocinados
Quando se trata de conseguir resultados no marketing digital de uma forma mais imediata, investir em links patrocinados no Google Adwords pode ser uma boa ideia.

O empreendedor paga para o maior motor de buscas da internet (Google), para que o link do seu site ou blog apareça nas primeiras posições da primeira página de resultados. Apesar de ser oneroso, pode ser interessante, principalmente para quem está começando agora.

Redes sociais
Investir nas redes sociais da sua empresa também pode trazer resultados no marketing digital a curto/médio prazo. Quanto maior for o engajamento do público-alvo do seu negócio com os conteúdos postados nas redes sociais, maiores serão as chances dele ganhar mais notoriedade online.

Por isso, vale muito a pena investir nas redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, dentre outras. São milhões de oportunidades que a sua empresa tem de vender mais.

Postagem frequente de conteúdos
A postagem periódica, no site ou blog da sua empresa, de artigos, e-books, posts nas redes sociais, infográficos, vídeos, podcasts, entre outros formatos de conteúdo, também conseguem trazer resultados no marketing digital entre 3 e 6 meses, em média.

Ou seja, produzir conteúdo diário, original, relevante e que seja de interesse do seu público-alvo, ajuda em uma maior conversão de visitantes em clientes em potencial. E isso significa mais vendas à vista, certo?

Resultados no marketing digital entre 12 e 24 meses
Conheça agora as estratégias que trazem retorno no marketing digital no período entre um e dois anos, para a sua empresa:

SEO (Search Engine Optimization)
Chamamos de SEO o conjunto de técnicas que têm como objetivo deixar um site nas primeiras posições de resultados do Google. Através do uso das palavras-chaves adequadas, essa metodologia de otimização de sites, apesar de ser uma das mais usadas, pode levar um tempo maior para ter resultados no marketing digital.

A grande questão é que o Google leva um tempo para reconhecer os conteúdos online publicados pela sua empresa e entender que eles são confiáveis para os leitores. Por isso, essa estratégia leva mais tempo para dar retorno, quando bem usada, evidentemente.

Marketing de Conteúdo
Quando falamos em 12 a 24 meses, nos referimos ao período em que o Google reconhece o site do seu negócio como sendo uma autoridade em seu nicho de atuação, o que leva ao aumento da visibilidade online. Por isso, uma competente equipe de marketing digital precisa focar todos os seus esforços para essa importante e completa estratégia.

Mas não se iluda, pois assim como nos relacionamentos pessoais, a conquista da confiança e admiração pode levar um tempo para acontecer efetivamente. Tenha paciência que tudo dará certo, desde que um eficiente marketing de conteúdo aconteça.

E-mail marketing
Alcançar resultados no marketing digital pode não ser uma tarefa das mais fáceis, mas é totalmente possível. O e-mail marketing é uma ferramenta amplamente usada por diversos empreendedores. Trata-se de enviar e-mails, com uma certa periodicidade, fazendo a propaganda dos seus principais produtos ou serviços, para o público-alvo do seu negócio.

Se for estrategicamente utilizado, sem excessos, o e-mail marketing também pode trazer resultados satisfatórios para qualquer empresa na internet. O fato é que não importa quanto tempo leva para os resultados no marketing digital começarem a aparecer, mas sim a constância deles.

Conclusão
Agora que você sabe quanto tempo leva para os resultados no marketing digital aparecerem, conhece os principais benefícios dessa estratégia, quer que seu negócio se torne uma referência para os seus clientes, além de ter mais visibilidade na internet, chegou a hora de contar com uma agência de marketing digital competente e séria para cuidar do seu marketing e vendas.