Quais são as tendências de marketing digital para 2023?

Ao planejar seu orçamento e alocar recursos com objetivo de definir estratégias futuras, é de vital importância saber as tendências de marketing que o mercado sinaliza para ficar à frente da concorrência em 2023.

É emocionante pensar no que está por vir e não faltam expectativas. Que dispositivos de alta tecnologia aparecerão no mercado, que estilos se tornarão populares e que música ficará na cabeça de todos?

Se você é proprietário de uma empresa ou está tocando um negócio, provavelmente está mais curioso sobre as mudanças futuras no campo do marketing digital. Embora alguns fundamentos permaneçam os mesmos, existem algumas tendências de marketing digital que você não pode ignorar em 2023.

Lembre-se que o marketing digital está em constante evolução. O que é popular em um minuto pode ser irrelevante no próximo. Como resultado, é preciso ter uma compreensão firme de quaisquer mudanças no setor. Confira a seguir algumas dicas para permanecer no topo das coisas!

Branding vai continuar no topo
Você não pode ter um negócio sem uma marca, pois quando os consumidores verificam seus produtos ou serviços, o próximo passo no processo de tomada de decisão é pesquisar sua empresa (dar um Google) e saber mais sobre seus proprietários. Tente responder às seguintes perguntas:

– Quando o visitante ou seu cliente acessar seu site, o que ele encontrará?
– Seus perfis em redes sociais mostram o que você faz, a quem você busca como cliente e por quê?
– Sua marca pessoal está alinhada com seus objetivos de negócios?

Se as respostas tiverem sido um retumbante “sim” você está preparado para ficar à frente da concorrência e no caminho certo para que as pessoas reconheçam você e sua marca quando a virem. Por isso, é preciso estar presente no mundo digital e físico, consistente com suas mensagens on-line e offline e ativo nos locais que seu público frequenta.

Tenha um site responsivo (olha eu aqui falando isso de novo, martelando…) que se adapte às telas de smartphones e dispositivos móveis. Utilize conteúdos realmente relevantes para destacar a sua marca, mas que sejam fáceis de acessar e que traduzam o desejado pelo público alvo.

O mesmo se aplica para redes sociais. Postagens constantes, pelo menos 4x por semana, com criatividade e bom senso fazem toda a diferença na entrega do conteúdo para melhor alcance. E reserve parte do orçamento para impulsionamentos pagos e anúncios. Crie campanhas que tornem a sua marca inesquecível. Mas sempre lembrando que o consumidor não gosta de ser enganado.

Conteúdo Gerado pelo Usuário
Construir relacionamentos fortes com os consumidores e público alvo é mais importante do que nunca. No passado, esses relacionamentos eram conhecidos como o marketing boca a boca. Um pequeno empresário formaria um vínculo com um cliente e contaria a seus amigos e conhecidos sobre o negócio ou a marca. Essa recomendação sempre teve e ainda tem impacto positivo sobre vendas.

Tenha em mente que a internet é a versão mais recente do marketing boca a boca. Considerando que antes, as pessoas estavam limitadas ao círculo de amigos e familiares, os usuários da Internet podem alcançar milhões em todo o mundo.

Muitas empresas ainda não abriram espaço para uma prática que remete ao marketing de referências ou recomendação. Por esse motivo, você deve adotar o conteúdo gerado pelo usuário. Mas como fazer?

Encontre clientes confiáveis dispostos a postar sobre sua empresa ou produtos online. Em redes sociais populares como o Tik Tok, esse tipo de marketing é bastante comum. Busque se aproximar de clientes ou usuários que possam ajudar nessa estratégia.

Alguns exemplos de conteúdo gerado pelo usuário que se tornarão mais populares em 2023:

• Vídeos postados pelo usuário nas redes sociais em que a pessoa está usando o produto/compartilhando sua opinião sobre ele.
• Hashtags que criarão seguidores online e atrairão as pessoas para participar.
• Unboxing de produtos (principalmente nos canais do Youtube)
• Crie desafios para os clientes (compartilhe uma foto sua interagindo com uma marca) onde os clientes podem ganhar um prêmio.

Muitas pequenas empresas já estão usando o conteúdo gerado pelo usuário a seu favor. Isso se tornará mais importante para você se quiser ficar por dentro das tendências digitais em 2023.

Mensagens em tempo real
Personalizar atendimento e vendas é o segredo para fazer com que seu cliente escolha seus produtos e serviços. Você pode conseguir isso enviando mensagens em tempo real com seu cliente em potencial. Várias plataformas de bate-papo podem ajudá-lo a conhecer melhor seus clientes.

Uma das plataformas mais utilizadas no Brasil é o WhatsApp, que deve ganhar atualizações importantes em 2023, facilitando interações e relacionamentos. Popular para troca de mensagens, hoje tornou- se um dos principais canais de vendas e atendimento para pequenas empresas e negócios.

Os chatbots vão continuar sendo ferramentas estratégicas para não deixar escapar prospects e clientes que chegam até você, via site ou mesmo nas redes sociais. Experimente descobrir as vantagens do marketing conversacional.

Você pode criar uma estratégia de vendas personalizada para cada cliente usando seus dados do chat entre você e eles. Isso aumenta as chances de uma venda bem-sucedida, pois seu cliente pensará que o produto ou serviço foi projetado exclusivamente para ele.

Conteúdo em vídeo e podcasts
Você deve trabalhar com a perspectiva que nem todos seus possíveis clientes ou visitantes querem ler textos longos em sites ou Blogs. No entanto, as pessoas são atraídas por gráficos em movimento, pois fornecem mais informações em menos tempo. Assim, é ideal incorporar conteúdo baseado em vídeo em sua estratégia de marketing digital para que o usuário permaneça por mais tempo em sua página.

Os vídeos são cativantes e capturam com sucesso a atenção do usuário. Use vídeos criativos para fazer o público parar e olhar para sua página da web. É uma excelente maneira de promover seu negócio, incluindo os principais pontos de venda em seu vídeo.

Os podcasts, geralmente gravados em vídeo, podem ser uma alternativa viável para divulgar seus produtos e serviços, utilizando temas e conteúdos que atraem e despertam o interesse dos usuários. Procure criar conteúdos relevantes sem vender diretamente sua empresa, mas que ofereçam soluções adequadas e que as pessoas vejam algum valor nisso.

Buscar parcerias com influenciadores ou empresas que já possuam podcasts em andamento, podem ser uma boa alternativa para economizar recursos e também atingir o seu público alvo.

O e-mail marketing nunca sai de moda
Sai ano, entra ano e o e-mail marketing continua sendo uma das tendências de marketing digital mais antigas e atraentes. Os dados estão aí: 82% dos profissionais de marketing para empresas dizem que o uso de boletins informativos (newsletters) por e-mail ainda é o método principal para a promoção da marca.

Você já deve ter se perguntado por que esse método ainda é relevante quando temos opções de comunicação em redes sociais e aplicativos de mensagens mais funcionais e práticos?

A principal razão é que o conteúdo muitas vezes não chega às pessoas através das redes, pois é altamente filtrado pelas plataformas que limitam o alcance orgânico para privilegiar os anúncios. No entanto, esse não é o caso dos e-mails, pois com um custo baixo eles transmitem sua mensagem diretamente ao usuário sem a ameaça de serem ignorados devido à privacidade e aos filtros.

Procure utilizar ferramentas de disparo que ofereçam templates prontos ou customizáveis para facilitar a gestão do marketing, bem como acompanhar as métricas e fazer testes. Nunca abandone o e-mail, ele continua sendo uma tendência tradicional e eficaz para relacionamentos com leads.

Os dados para busca de eficiência
Sabemos que o conteúdo continua sendo rei, mas você não pode confiar em suposições ao decidir que tipo e meio de conteúdo produzir. Para maximizar seu orçamento de marketing, potencialize suas decisões com dados. As métricas adequadas ajudam você a entender quem são seus clientes, o que eles querem e a melhor forma de alcançá-los.

Ninguém gosta de jogar dinheiro fora, certo? Portanto, alinhe seus objetivos com dados consistentes e que tenham foco nas estratégias propostas. Através dos dados você consegue uma melhor segmentação do público desejado, oferece diferencial competitivo junto à concorrência, identifica padrões de tendência e consumo para seu setor de atuação e consegue uma tomada de decisões mais assertiva.

plugins premium WordPress
Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/dcsbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5277