O TikTok nas suas estratégias digitais

Com toda certeza você já ouviu falar da rede sociais queridinha do momento o TikTok.

Ela é uma rede social que vem batendo recordes de downloads em todo o mundo, superando até mesmo o Instagram nos Estados Unidos e vem chamando a atenção do público e também das empresas, pois se trata de uma plataforma simples de mexer e que permite que os usuários criem vídeos bem divertidos e de forma viral!

Apesar de ter sido criada em 2016, foi em 2019 que a rede social conquistou boa parte do público.

O TikTok é considerado como uma rede social e aposta no humor para ganhar público. Diferentes empresas já enxergaram um grande potencial em utilizar essa ferramenta para conquistar o público e gerar uma maior aproximação.

TikTok: mais uma opção para o marketing digital
Que a rede social vem fazendo sucesso e é super divertida, não temos dúvida. No entanto, será que essa rede é ideal para sua empresa?

O TikTok já tem alcance mundial, por isso, investir nessa rede social é ter grandes chances de divulgação e consequente aumento de vendas de produtos e serviços.

Nesse artigo vamos mostrar quais são as características dessa rede social e ainda se ela pode ser usada pelo seu negócio. Acompanhe!

Plataforma de vídeos

Uma das principais características dos vídeos do TikTok é que além deles serem super curtos (até 15 segundos), eles se espalham rapidamente e alcançam um enorme número de pessoas, levando-se em conta o contínuo aumento de usuários.

É comum, ainda, ver vídeos dessa rede social compartilhados em outros lugares, como WhatsApp, Twitter etc.

Além disso, o custo para isso, se comparado a outras formas de produção de vídeo, é muito mais em conta. Uma vez que possuem formatos simples, e podem ser gravados diretamente com um smartphone.

O usuário pode gravar o vídeo e editá-lo, inserindo efeitos diversos e ainda acrescentando uma trilha sonora, tudo diretamente do seu smartphone.

Isso não significa, todavia, que você não precisará pensar muito bem seus conteúdos. Planeje suas ideias e aplique-as estrategicamente!

As empresas, claro, já ficaram de olho nesse app e começaram a enxergar como uma oportunidade para gerar uma aproximação com o público, utilizando os recursos disponíveis.

Público bem segmentado

Tanto o Facebook, quanto o Instagram e outras redes sociais têm um público abrangente: Jovens, adultos e idosos. E isso traz algumas vantagens, como a amplitude para as postagens, mas também há o lado negativo, o baixo alcance.

Já no TikTok os números de novos usuários e alcance orgânico são tão expressivos, que você deve estar pensando em cadastrar a sua empresa na plataforma, certo? Bom, tenha calma, pois existem pontos a serem considerados.

Os usuários do TikTok, possuem características bem específicas. Como a maioria dos vídeos tem o tom de humor, o público é bastante jovem, ou melhor, adolescente.

Mas isso não impede você de usar a ferramenta se o seu público for mais velho, até porque, com o sucesso que o app vem fazendo, daqui a pouco mais gerações podem começar a utilizá-lo.

Porém, se você quer começar a usar agora, seria mais interessante focar no público com idade entre 16 e 24 anos, já que 41% dos usuários da rede social estão dentro dessa faixa.

TikTok e as estratégias de marketing

O grande destaque do TikTok quando o assunto é marketing, envolve a construção do branding e o aumento de vendas mediante o marketing de influenciadores.

Segundo pesquisa realizada na plataforma, 72% dos usuários seguem influenciadores, e 50% confiam nas recomendações desses.

O investimento em branding que utiliza o canal de outras pessoas no TikTok permite que sua empresa teste o alcance da ferramenta e a quão vantajosa ela pode ser para o seu negócio, antes de estruturar um time novo ou modificar sua estratégia de marketing visando explorar um novo canal de aquisição.

Para as empresas terem sucesso e crescerem nessa nvoa rede social é preciso ter cuidado.

Se a sua marca é descolada e atinge um público mais jovem, você pode criar vídeos divertidos, seja para mostrar o dia a dia da empresa, seja para as atividades que são feitas por trás daquilo que os clientes têm contato. Porém, se a sua empresa tem um perfil mais formal, com um público-alvo mais velho e com características mais sérias, investir nessa plataforma pode não trazer os resultados esperados.

Como o TikTok pode aumentar as suas vendas

Mesmo o TikTok sendo uma rede mais focada para conteúdos de topo de funil, é possível ampliar suas vendas em longo prazo. Isso porque, embora sua audiência possa não estar em momento de compra, o branding é fundamental, pois é provável que um dia ela precise do seu produto e, por meio da sua estratégia de engajamento, saiba o que a sua marca oferece e quando poderá recorrer a você.

Como começar as suas estratégias digitais no TikTok

Em relação a utilizar o TikTok em suas estratégias, não são necessários muitos recursos, apenas bastante criatividade. Primeiramente, deve ser criada uma conta. Em seguida, é importante ter um escopo de postagens, com pequenos roteiros de como elas serão geradas e quais seus objetivos que você busca.

Criar um cronograma de postagens e aproveitar as tendências da rede é uma boa oportunidade de produzir conteúdos iniciais.

Uma outra sugestão eficiente, é você se inspirar em memes e acompanhar as tendências do momento, a barra “para você”. As possibilidades são infinitas, sendo possível criar vídeos dublando áudios, compartilhar cenas engraçadas do cotidiano da sua empresa ou da sua equipe, utilizar seus produtos como inspiração e relacioná-los com elementos da cultura pop.

Uma forma de se inspirar e ter ideias é fazer uma pesquisa com sua audiência em outras redes sociais e verificar se eles utilizam a plataforma.

Eai, o que acha de adicionar o TikTok nas suas estratégias digitais?

plugins premium WordPress
Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/dcsbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5277