Anteriormente demos início e falamos sobre o MARKETING MÉDICO e sua importância, queremos abordar agora, o quanto as redes sociais são necessárias para isso. Porém é preciso ter cuidado, algumas regras são estipuladas e com isso, um médico não pode fazer ou postar qualquer coisa em seus meios de comunicação.
REDES SOCIAIS
O uso das redes sociais hoje em dia, é de extrema importância! PORÉM, TENHA ATENÇÃO! O Conselho Federal de Medicina, PROÍBE DEFINITIVAMENTE o uso das redes sociais para se autopromover e praticar sensacionalismo médico. Isso quer dizer:
– Criticar outros profissionais da saúde
– Publicar foto de pacientes, em exames, cirurgias e etc.
– Fotos com Jaleco em redes sociais de encontro, como, Tinder.
– Ao criar uma fanpage no Facebook, não é permitido que você inclua, telefone e endereço de sua clínica.
Ou seja, para ter um excelente reconhecimento, antes de mais nada como um profissional Ético, você deverá, tomar extremo cuidado em todos esses detalhes!
BLOG
O Blog não é um instrumento de autopromoção segundo o CFM! Você pode e deve utiliza-lo para alimentar de notícias voltadas a área, dicas de saúde conforme sua especialidade, e até deixar aberto para perguntas de pacientes e seguidores do blog.
SITE
O site pode e deve ser feito, isso gera profissionalismo e passa uma certa seriedade, não é necessário encher de informações, mas é muito importante que as pessoas reconheçam o seu trabalho e vejam o quanto você é ético referente a ele.
ENTREVISTA
Os médicos, podem sim, participar de entrevistas, é até mais relevante para seu profissionalismo. Através disso, as pessoas conheceram a sua forma de trabalhar. Mas não se esqueça!! Tome cuidado com as regras e condutas do CFM.
ANÚNCIOS
É expressamente proibido pela CFM a participação de médicos em anúncios voltados a medicina ou outros meios, como ” SEU RESULTADO GARANTIDO” ou “O MELHOR”
O RECONHECIMENTO
Não espere ser um médico famoso, mas espere ser reconhecido pelo seu profissionalismo e sua ética, isso é o mais importante! Comece desde já! Análise suas redes sociais, veja se não há nada fora das regras. Busque também alimentar seus pacientes através de conteúdos digitais. Mostre-se extremamente envolvido com a necessidade deles!