Marketing e negócios dicas de marketing digital para pequenas empresas

Conhecer o marketing digital pode ser muito confuso, principalmente se você estiver pesquisando seus benefícios e pensando em usá-lo pela primeira vez.

Como proprietário de uma pequena empresa, é essencial planejar uma estratégia de marketing digital de entrada que funcione para seus clientes e seu orçamento. O marketing digital pode ter custo e oferta relativamente baixosalto retorno sobre o investimento – mas entender onde sua empresa se encaixa no mercado é crucial para o sucesso.

Ellie Buckle, chefe de estratégia digital da A Purpose Media oferece cinco táticas que as pequenas empresas podem implementar imediatamente para dar o pontapé inicial em sua jornada de marketing digital. As cinco principais dicas de marketing digital da Purpose Media para pequenas empresas.

Escreva conteúdo de blog de marketing envolvente

Meça o tráfego online

Marketing de mídia social

Use publicidade social

Construir relacionamentos usando marketing por e-mail

  1. ESCREVA CONTEÚDO ENVOLVENTE PARA O BLOG

Escrever artigos para o seu site ou ‘blogar’ é uma das formas mais baratas de marketing de conteúdo que você pode fazer – mas é importante entender como escrever de forma eficaz.

O blog é uma ótima maneira de nutrir e desenvolver conexões com os compradores e é uma das ferramentas criativas mais poderosas do kit de ferramentas de marketing digital. O blog pode ajudar a reforçar o conhecimento que os clientes têm sobre seu produto / serviço e a posicionar sua marca como um líder inovador em seu setor. Se o conteúdo for escrito de uma forma que seja amigável ao SEO, o blog também ajudará a garantir que seu site seja encontrado quando as pessoas pesquisarem os serviços que você oferece. Isso significa garantir que o conteúdo seja escrito e estruturado para garantir que os mecanismos de pesquisa sejam capazes de ler e classificar o artigo favoravelmente quando as pessoas pesquisam na Internet usando palavras-chave e frases específicas.

Independentemente de seu público ser B2B ou B2C, garantir que o texto transmita a personalidade de sua empresa também ajudará a criar confiança e fidelidade à marca de seus clientes. Postagens de blog atraentes irão direcionar o tráfego de pesquisa, despertar o interesse dos leitores e fazer com que eles voltem a você para obter mais conselhos, o que, a longo prazo, deve resultar em mais consultas.

CONTE HISTÓRIAS.

Quando as pessoas lêem histórias reais de pessoas reais, é mais provável que se envolvam e respondam. Seus blogs devem mostrar às pessoas como você resolve problemas e oferece soluções de uma forma que demonstre a história da sua empresa, suas motivações e valores da empresa. Os leitores querem se divertir, mas também querem ser educados. Eles continuarão voltando para mais informações se você configurar seu site como um lugar onde eles possam ir para aprender algo que os beneficie. Este tipo de inbound marketing é mais econômico a longo prazo, mas requer tempo inicial e esforço para planejar e escrever conteúdo regularmente.

Ter certeza de que você bloga regularmente significa que, quando seus clientes precisarem de informações, eles recorrerão a você para obter orientação. As pessoas precisam respeitar o que você tem a dizer, então varie seus assuntos para construir confiança em sua marca como um especialista em sua profissão. Escrever sobre o seu negócio é importante, mas isso precisa ser equilibrado, caso contrário, você perderá oportunidades de interagir com clientes potenciais se apenas discutir ou ‘vender’ questões que são relevantes apenas para seus serviços.

Variar os tópicos do assunto também permitirá que você alcance um público maior e desperte o interesse em suas postagens. Compartilhe dicas que seriam benéficas para o seu público-alvo com base no que você experimentou ou nas decisões que gostaria de ter feito de forma diferente. Peça aos leitores que compartilhem sua própria sabedoria com base na experiência, escrevam postagens divertidas ou divertidas às vezes e tirem proveito de tópicos atuais e não controversos. Você também pode ajustar sua história de forma criativa, para que se vincule à sua marca ou setor.

  1. RASTREIE E AVALIE O TRÁFEGO ONLINE

Quando foi a última vez que você olhou para o relatório de análise de seu site para revisar o tráfego para seu site? Falo com muitos proprietários de empresas que não têm ideia de quem está visitando seus sites, o que navegam e quais ações realizam.

É útil saber quais fontes estão direcionando os visitantes e as páginas mais populares. Você pode rastrear isso usando o Google Analytics. A configuração de uma conta é gratuita, mas você precisará pedir ao especialista do seu site para adicionar algum código ao site. Depois de configuradas, essas análises destacarão quais fontes as pessoas usaram para encontrar seu site, quanto tempo elas permaneceram lá e o que olharam quando estiveram lá. Saber essas coisas permitirá que você entenda quais partes do seu site estão funcionando e quais precisam ser melhoradas. Com o tempo, você também terá acesso a muitas informações históricas para comparar o desempenho futuro.

Em uma observação final, é importante saber que tipo de dispositivo seus visitantes estão usando para que você possa garantir que seu site seja “responsivo” e possa ser usado em uma variedade de dispositivos diferentes, pois isso o ajudará a atingir seus objetivos e entregar mais conversões.

  1. A IMPORTÂNCIA DA MÍDIA SOCIAL

Em 2021, mais de 3,6 bilhões de pessoas usarão as mídias sociais, então não há dúvida de que aumentar sua presença online é uma maneira perfeita de aumentar o conhecimento de sua marca. Um problema que muitos novatos enfrentam é decidir quais plataformas usar. Existem tantas plataformas de mídia social diferentes para escolher que pode ser bastante desafiador garantir que sua voz seja ouvida e entregue um retorno sobre o investimento digno do esforço.

Nosso conselho é escolher a plataforma onde você sabe que a maioria do seu público vai se encontrar. Além disso, recomendamos concentrar-se primeiro em uma plataforma, enquanto você constrói a identidade da sua empresa e aumenta os seguidores e o engajamento. Isso criará um público fiel e um fórum confiável para você se conectar com seus clientes. Esse envolvimento pode ser crucial para construir o reconhecimento e a lealdade da marca.

Como uma regra geral muito ampla, o LinkedIn é melhor para construir relacionamentos B2B, FaceBook e Twitter para construir públicos B2C e o Instagram é melhor para conteúdo baseado em imagens. Como o segundo maior recurso de pesquisa, o YouTube também é uma plataforma útil se você tiver muito conteúdo de vídeo excelente.

Ao publicar conteúdo nas redes sociais, aconselhamos seguir a regra realmente simples de garantir que a do seu conteúdo seja o seu próprio conteúdo ou conteúdo focado nas vendas ⅓ deve ser notícias ou artigos de terceiros relevantes para o seu setor – e o outro ⅓ deve ser conteúdo gerado pelo usuário (se possível!) Envolva seu público – você verá o seu envolvimento disparar.

Além disso, ao postar, sempre que possível, tente mencionar e marcar outras pessoas e empresas, pois isso as incentiva a compartilhar novamente seu conteúdo em suas mídias sociais e estende o alcance de sua marca entre seus seguidores.

  1. FAÇA SEUS ANÚNCIOS ONLINE SE DESTACAREM

É muito fácil perder a publicidade online ou paga por clique entre muitas, então, se você está considerando essa tática, é importante saber como garantir que seus anúncios se destaquem da multidão.

A publicidade nas redes sociais tem muitas opções – por isso, é realmente importante focar em garantir que os seus anúncios sejam relevantes para o seu público.

Uma maneira de melhorar isso é usar suas palavras-chave de consulta de pesquisa de palavra-chave mais populares em seus anúncios e texto. Isso não apenas melhorará sua classificação de pesquisa, mas também mostrará ao cliente que você é o que ele está procurando. Use o vocabulário com o qual seus clientes se relacionarão e estude a faixa etária e o sexo de seu público-alvo médio (demográfico), para garantir que seus anúncios sejam escritos com base nesse conhecimento. Usar a mesma linguagem e tom de seu público garantirá que seu anúncio agrade a sua psique e faça com que seu anúncio se destaque. Lembre-se também de que os anúncios que você vê afetam apenas o seu público e ajudam a persuadi-los de que seu negócio / produto / serviço é certo para eles se uma mensagem convincente os atingir no estágio certo do ciclo de compra e sua posição em seu funil de marketing.

Os clientes do topo do funil estão apenas começando a conhecer você e provavelmente ainda não estão prontos para comprar. Os clientes do fundo do funil já devem conhecer sua empresa e seus serviços. Portanto, você precisa ter um bom entendimento de quem você está almejando, por que você está almejando, em que estágio eles provavelmente estarão no ciclo de compra e, portanto, o que eles querem ouvir de você.

  1. E-MAIL MARKETING

Comunicar e construir engajamento usando marketing por e-mail é uma maneira super rápida e fácil de ajudar seu negócio a crescer. Interagir com clientes que já conhecem você pode ajudar a trazer mais visitantes para seu site e ajudá-lo a converter visitantes e cliques em consultas.

O ponto de partida é criar um banco de dados de clientes existentes e implementar maneiras de coletar dados sobre novos clientes. Além de comprar dados de fontes confiáveis, outra ótima maneira de construir suas listas de marketing por e-mail é reunir informações de pessoas que já demonstraram interesse visitando seu site. Você pode oferecer descontos especiais aos clientes que se inscreverem para receber seu boletim informativo mensal por e-mail. Você também pode criar uma lista de contatos maior configurando um formulário de registro por e-mail em seu site. Isso torna extremamente fácil segmentar novamente os clientes com informações relacionadas e ofertas especiais.

Depois de criar um banco de dados de marketing de qualidade, você pode começar a enviar campanhas por e-mail, uma ferramenta maravilhosa que você pode usar para direcionar mais tráfego para seu site.

Para garantir a conformidade com o GDPR, certifique-se de que seus formulários incluam opções de ‘opção de marketing’ e apenas envie e-mail aos clientes que deram seu consentimento. É claro que é possível enviar mensagens de email marketing não solicitadas, no entanto, isso pode prejudicar a imagem da sua marca e incomodar seus clientes – portanto, antes de começar a enviar emails frios às pessoas – pense em como você pode realmente usar o email marketing para criar um relacionamento sólido com os atuais. clientes em potencial.

Finalmente, não se esqueça de passar algum tempo pesquisando seus clientes nas redes sociais, acompanhando sua empresa e convidando-os a se conectar com suas pessoas-chave e seguir as redes sociais da empresa.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Danilo Carlos

Danilo Carlos

Sócio fundador da agência com mais de 18 anos de experiência no mercado de publicidade digital

Todos os Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marketing Digital 3.0

Relacionados