Marketing Doméstico x Marketing Internacional

Entenda as diferenças entre o marketing doméstico e o marketing internacional!

Há uma grande diferença entre os grandes mercados internacionais e os mercados domésticos, e por causa destas diferenças, é possível observar que há formas distintas de se enxergar o marketing para os dois tipos de mercados.

Pois é sobre as diferenças entre o marketing doméstico e o marketing internacional que vamos tratar neste artigo, mostrando como entender estas diferenças pode fazer uma empresa, por exemplo, ter ou não ter sucesso em seus negócios.

Marketing doméstico

Voltado para o mercado interno, o marketing doméstico se dá em cima de um processo que já está estabelecido, principalmente por causa do conhecimento maior sobre o funcionamento e sobre a lógica deste mercado local.

É por meio desta proximidade com a lógica e o funcionamento dos mercados locais que o marketing doméstico permite que ações pontuais sejam direcionadas, bem como também permite que o desenvolvimento de produtos também possa ser feito de modo mais direcionado.

Com o marketing doméstico, uma empresa pode, por exemplo, estruturar o funcionamento de sua área de comunicação, bem como também de sua área de logística, já que as entregas, por exemplo, poderão ser feitas de modo mais simples, bem como toda a distribuição de produtos dentro de pontos de venda também.

Marketing internacional
Igualmente importante e muito ligado aos mercados internacionais, entendendo seu funcionamento e a sua lógica, o marketing internacional funciona de forma bem similar à do marketing doméstico.

No entanto, o marketing internacional acaba apresentando certos aspectos que o distanciam completamente do marketing doméstico, permitindo que uma nova análise seja feita em cima das diferenças entre os dois.

O primeiro destes aspectos é a maior preocupação para com a análise do ambiente, que se dá em virtude do fato de que toda a sua atuação se dá em outros mercados, ou seja, em outras economias.

É fundamental que seja feita este tipo de análise, já que é por meio dela que se pode entender, entre outras coisas, as diferentes legislações existentes dentro do amplo mercado internacional.

O outro aspecto que diferencia e distancia o marketing internacional do marketing doméstico é a maior preocupação com a distribuição dos produtos, que se dá, em muitos casos, cobrindo distâncias muito maiores do que as distâncias que seriam cobertas dentro do mercado interno.

Com estes dois aspectos particulares, o marketing internacional acaba se apresentando como um tipo de marketing mais amplo e mais complexo em relação ao marketing doméstico.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Danilo Carlos

Danilo Carlos

Sócio fundador da agência com mais de 18 anos de experiência no mercado de publicidade digital

All Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marketing Digital 3.0

Relacionados