Marketing Doméstico x Marketing Internacional

Entenda as diferenças entre o marketing doméstico e o marketing internacional!

Há uma grande diferença entre os grandes mercados internacionais e os mercados domésticos, e por causa destas diferenças, é possível observar que há formas distintas de se enxergar o marketing para os dois tipos de mercados.

Pois é sobre as diferenças entre o marketing doméstico e o marketing internacional que vamos tratar neste artigo, mostrando como entender estas diferenças pode fazer uma empresa, por exemplo, ter ou não ter sucesso em seus negócios.

Marketing doméstico

Voltado para o mercado interno, o marketing doméstico se dá em cima de um processo que já está estabelecido, principalmente por causa do conhecimento maior sobre o funcionamento e sobre a lógica deste mercado local.

É por meio desta proximidade com a lógica e o funcionamento dos mercados locais que o marketing doméstico permite que ações pontuais sejam direcionadas, bem como também permite que o desenvolvimento de produtos também possa ser feito de modo mais direcionado.

Com o marketing doméstico, uma empresa pode, por exemplo, estruturar o funcionamento de sua área de comunicação, bem como também de sua área de logística, já que as entregas, por exemplo, poderão ser feitas de modo mais simples, bem como toda a distribuição de produtos dentro de pontos de venda também.

Marketing internacional
Igualmente importante e muito ligado aos mercados internacionais, entendendo seu funcionamento e a sua lógica, o marketing internacional funciona de forma bem similar à do marketing doméstico.

No entanto, o marketing internacional acaba apresentando certos aspectos que o distanciam completamente do marketing doméstico, permitindo que uma nova análise seja feita em cima das diferenças entre os dois.

O primeiro destes aspectos é a maior preocupação para com a análise do ambiente, que se dá em virtude do fato de que toda a sua atuação se dá em outros mercados, ou seja, em outras economias.

É fundamental que seja feita este tipo de análise, já que é por meio dela que se pode entender, entre outras coisas, as diferentes legislações existentes dentro do amplo mercado internacional.

O outro aspecto que diferencia e distancia o marketing internacional do marketing doméstico é a maior preocupação com a distribuição dos produtos, que se dá, em muitos casos, cobrindo distâncias muito maiores do que as distâncias que seriam cobertas dentro do mercado interno.

Com estes dois aspectos particulares, o marketing internacional acaba se apresentando como um tipo de marketing mais amplo e mais complexo em relação ao marketing doméstico.

plugins premium WordPress
Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/dcsbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5275