Inbound Marketing é definitivamente um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. Ao contrário do marketing tradicional, e baseia-se no relacionamento com o consumidor em vez de propagandas e interrupções. Surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah. E assim explodiu de vez, e a cada dia mais empresas de diferentes portes estão aderindo ao método para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade perante a audiência.
Alguns dizem que o Inbound marketing se divide em três pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Mídias Sociais. Mas reduzi-lo a isso é um tanto falho, pois não há limite para se fazer Inbound, a não ser a
criatividade de quem o faz.
criatividade de quem o faz.
Expondo com mais clareza, Inbound Marketing é qualquer forma de marketing que visa ganhar o interesse das pessoas. Diferente da forma tradicional de marketing, o Outbound Marketing, que oferece diretamente produtos ou serviços aos clientes.
- É 62% mais barato que Outbound Marketing.
- Com o Inbound Marketing, empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para sua plataforma.
- A média de ROI (retorno sobre investimento) produzido pelo Inbound Marketing é de 275%.
- Em média 92% dos profissionais de marketing americanos afirmam que o Inbound Marketing é imprescindível para as empresas, diante da economia atual.
Formas de se fazer Inbound Marketing:
Entre elas são inúmeras formas, mas podemos citar como principais e mais poderosas:
- Publicação de posts de blog;
- Divulgação de Infográficos;
- Ebooks e Whitepapers;
- Webinars e Podcasts;
- Relações Públicas;
- Questionários;
- Guest posting;
- Social Bookmarking;
- Fóruns online;
- Vídeos online;
- Marketing em Comentários;
- E-mail marketing;
- SEO;
- Conteúdo em Mídias Sociais;
- Estratégias em Blogs;
Além disso, o Inbound Marketing busca atrair e conquistar o público alvo e os leads qualificados, ou seja, aqueles que realmente tenham interesse nos serviços que a sua empresa oferece. Ele não realiza ações para o público em geral, como o velho marketing fazia, ele foca seus esforços em atrair as pessoas certas.
Sendo assim o Inbound Marketing visa a combinação da criação de conteúdo com automação de marketing que possui um método baseado em:
- Atrair o tráfego de visitantes;
- Converter visitantes em leads;
- Fechar leads em clientes;
- Encantar os clientes para que se tornem promotores da sua marca.
Com isso, o acesso ao cliente, a estrutura de uma boa empresa e o relacionamento se aperfeiçoam através do Inbound Marketing. Talvez seja essa esse “tapa” que seu negócio tanto precisa para poder fazer successo.