HTML 5 e Responsivo
Nos últimos anos vem caindo as vendas de notebooks, computadores e tablets que por um período teve uma procura maior, ultrapassando as vendas de desktop e notebooks. Agora os smartphones são os principais meios de acesso a internet.
Para se adequar à nova realidade os sites atuais deixaram de utilizar efeitos em flash e outros recursos em sua programação que prejudicava a experiência na navegação na página do site de quem acessa de um dispositivo móvel como o smartphone. Assim adotando a linguagem HTML5 que permite novas funcionalidades, otimizando o tempo de programação e tornando a página mais leve. Mas para proporcionar uma boa experiência na navegação de que acesso via dispositivos móveis, não basta o site ser interativo e desenvolvido em um formato mais e leve. Ele precisa ser responsivo.
 
O que é um site responsivo?
Site ou layout responsivo é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário, independente se é um PC, celular, tablet, etc. O Site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido.
 
E quando o site não é responsivo ?
Em smartphones a navegação e experiência do usuário fica difícil e limitada tendo que usar recursos de zoom in e out para ler a página na integra.
Quando o acesso é realizado através de um smartphone e o site não é responsivo gera uma dificuldade na navegação,
detalhes como botões e menus ficam desformatados, além de prejudicar a visualização de algumas informações que poderiam ser importantes. Você já teve que usar os recursos de zoom in e out para ler o conteúdo de uma página ou deslizar a para esquerda e para direita, diversas vezes para ler apenas um parágrafo?
Se sim, saiba que aquele site que você visualizou não tinha um layout responsivo.
 
Eu preciso atualizar meu site para responsivo?
Quanto antes, melhor. Não perca tempo! Se você tem um site ou pretende ter, é fundamental que ele seja responsivo para proporcionar uma experiência de navegação agradável e ficar adequado para os sites de buscas, além de aumentar a sua relevância nas pesquisas. A compatibilidade de um site com dispositivos móveis é um fator de classificação nos resultados de buscas do Google, ou seja, o principal site de pesquisa da internet utiliza seus algoritmos para ajudar os usuários a encontrar sites, priorizando os que são compatíveis com dispositivos móveis.esteja-no-topo-da-tec_site
Smartphones – Principal meio meio de acesso à internet
Em pesquisa realizada anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado ao NIC.br aponta que em 2015 os smartphones ultrapassaram os computadores
como sendo o dispositivo mais utilizado para acesso à internet no Brasil.
58% da população no Brasil acessam a internet.
89% acessam a internet pelo celular.
65% acessam através de computadores “desktops”, notebook ou tablets.
Em 2014 eram 80% dos acessos em computadores e 67% pelos smartphones.
Isso mostra a relevância que os smartphones têm atualmente no cotidiano das pessoas, pois o aparelho centraliza o
uso de vários serviços ligados à tecnologia, como acesso ao e-mail, redes sociais, comunicação com amigos, colegas
e família, acesso aos sistemas de banco e tantos outros serviços disponíveis através dos dispositivos móveis.
Não abra mão de ter um site responsivo e passar uma boa experiência de navegação para os usuários de dispositivos móveis pois esse número cresce diariamente.
Está com dúvida se seu site é responsível?
Para testar algumas páginas do seu site, utilize o Teste de compatibilidade com dispositivos móveis.
https://goo.gl/5LmLE3

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Danilo Carlos

Danilo Carlos

Sócio fundador da agência com mais de 18 anos de experiência no mercado de publicidade digital

All Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marketing Digital 3.0

Relacionados

Marketing digital para 2021

Entre as diversas consequências decorrentes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o fortalecimento do marketing digital foi notável. Isolamento social, trabalho remoto e o maior