Google Analytics – Guia Rápido

Google Analytics – Guia Rápido
O Google Analytcs, é uma plataforma muito falada, mas muitas pessoas desconhecem seu poder. Para os profissionais do marketing digital é a ferramenta mais precisa para mensurar os dados dos nossos websites.
Google Analytics dará a você dados de quantos usuários estão acessando seu site e também como eles estão se comportando em relação aquele seu conteúdo, tempo que ficou com uma única página aberta, onde acessou e se houve alguma rejeição da sua página.  Resumidamente é um uma plataforma gratuita para monitorar o trafego, onde pode ser instalado em sites, lojas virtuais e blogs. O Além de tudo ele dará as métricas do tempo real, grande empresas, tem a  função de deixar apenas um monitor especialmente para o Google Analytics, assim monitora em tempo real seu site e já fazem alterações necessárias caso haja taxa de rejeição.
Um outro uso para o Google Analytics é no monitoramento de campanhas de marketing digital. A grande vantagem do marketing online sobre o marketing convencional é o fato de podermos mensurar exatamente o resultado da campanha e determinar através do ROI – Return of Investment , qual foi o retorno que aquela campanha trouxe em termos de faturamento ou qualquer outro critério de conversão que seja estabelecido, como preenchimento de formulários de pedido de informações ou newsletters.

Para o comércio eletrônico, o Google Analytics funciona como um verdadeiro termômetro de resultados. Através das informações que ele proporciona é possível analisar o desempenho de vendas de cada produto em uma loja virtual.

Mais do que isso, é possível saber que tipo de ação de marketing digital está proporcionando o melhor resultado e também o valor desse retorno, nos dando subsídios para decidir quais são os canais de maior potencial de conversão.
Os recursos que o Google Analytics te oferece são imensos  e por isso é uma das ferramentas mais importantes para mensuração de dados.

Entre elas estão as principais:

  • Número total de visitantes, visitante único e visitantes que retornam ao site
  • Origens de tráfego – De onde estão vindo os acessos que chegam ao site
  • Metas – Quais as metas traçadas para o site foram atingidas
  • Resultados de e-commerce – Como anda o desempenha da sua loja virtual
  • Marketing – Quais as campanhas de marketing que proporcionam melhor resultado
  • Mídias Sociais – Quais de suas ações em redes sociais lhe trazem maior acesso

Entre esses itens existem mais diversos, que melhoram sua posição com seu site. O que faz você enxergar a reação de seu público em relação ao conteúdo do seu site. Quais páginas estão sendo rejeitadas e quais páginas estão sendo bem aceitas.

Para trabalhar com o Google Analytics não precisa ser um profissional da área de Marketing Digital, mas pode ter certeza que isso fará você se tornar um profissional!
tenha-um-site-automatizado

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Danilo Carlos

Danilo Carlos

Sócio fundador da agência com mais de 18 anos de experiência no mercado de publicidade digital

All Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marketing Digital 3.0

Relacionados