Formas de marketing digital: 3 táticas para aplicar no seu negócio

Com tantas opções disponíveis, escolher quais formas de marketing digital usar na divulgação de um negócio não é uma tarefa simples.

É por isso que a escolha das formas de marketing digital são estratégicas e devem ser feitas pensando em como atrair, engajar e converter os clientes.

3 Formas de marketing digital:

1.Design de site profissional

O site oficial da sua empresa é uma das formas de marketing digital mais importantes para o seu mix de marketing.

Se o orçamento estiver apertado e você só puder investir em uma forma, escolha o desenvolver um site para sua empresa.

Invista em um design profissional para criar a melhor primeira impressão digital possível da sua marca. Isso é vantajoso porque:

-o layout orienta a criação das páginas mais estratégicas;

-o conteúdo informa e ajuda os visitantes a compreender o propósito da empresa;

-os elementos visuais — logo, cores, imagem, ícones — constroem uma identidade visual personalizada.

Além disso, o seu site precisa ser bem estruturado tecnicamente, ou seja, ter boa velocidade de carregamento e ser fácil de navegar entre as páginas. Sem esses elementos, você perde não só acessos, mas também clientes em potencial.

formas-de-marketing-digital-site
Dicas para criar um site com design bem-feito
Para aproveitar essa forma de marketing digital, você precisa:

– Criar uma estrutura de navegação amigável e fácil de usar. O menu deve ter todas as seções-chave que informam sobre sua marca.

– Desenvolva uma versão otimizada para dispositivos móveis que adapta todo o conteúdo para telas menores e cria uma experiência positiva.

– Otimize o conteúdo de cada página com as palavras-chave principais que descrevem o objetivo do negócio e o que a empresa faz.

– Monitore as métricas de desempenho do site instalando aplicativos como o Google Analytics que informa sobre acessos gerais, páginas mais visitadas, etc.

Com essas informações, o seu site será uma das formas de marketing digital que vai gerar leads mais qualificados e aumentar as conversões.

2.Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)

As duas formas de marketing digital acima não terão tanto potencial se não forem orientadas pelas técnicas de otimização para mecanismos de busca.

Também chamado de SEO (Search Engine Optimization), esse processo otimiza o conteúdo para que ele seja encontrado de forma orgânica nos buscadores como o Google.

A base dessa estratégia é o uso de palavras-chave no conteúdo, mas também envolve link building e outras características técnicas.

Apostar no SEO, ajuda também a aumentar o tráfego para o site, o que também vai contribuir para a relevância do seu domínio na internet.

Sem contar que o público que chega até você será mais qualificado, pois pesquisou por palavras que levaram a sua empresa.

Dicas para aplicar as técnicas de SEO
Para melhorar o ranqueamento do seu site, você vai precisar de:

– Investir na produção de conteúdo otimizado para aumentar a exposição da marca e atrair tráfego.

– Fazer uma pesquisa das palavras-chave mais relevantes para o seu negócio para orientar a criação de materiais.

– Melhorar a parte técnica relacionada aos códigos do site e sua estrutura para que estejam em conformidade com os requisitos de ranqueamento.

– Acompanhar as atualizações do algoritmo do Google para atualizar os pontos principais da sua estratégia de SEO.

3.Marketing de conteúdo

Essa é uma das formas de marketing digital mais utilizadas pelas empresas. O motivo de tanto sucesso é que realmente funciona investir na produção de conteúdo relevante.

Sem contar que é uma estratégia acessível para empresas de todos os portes e tipos de serviço. Afinal, o que não falta são pessoas online pesquisando sobre assuntos que querem aprender.

E 80% dessas pessoas preferem aprender sobre uma empresa através do conteúdo que ela produz.

Outro dado interessante sobre marketing de conteúdo é que montar um planejamento custa 62% menos que as táticas de marketing tradicional e geram três vezes mais leads, de acordo com um pesquisa da DemandMetric.

Mas como isso é possível? A produção de conteúdo para sites e blogs ajuda a indexar as páginas que serão melhor posicionadas nos resultados dos mecanismos de busca.

Essa estratégia é chamada de SEO e vamos falar mais sobre ela no item 2.

Dicas para usar o marketing de conteúdo na prática

Antes de começar, relembre os objetivos da empresa e das campanhas que serão criadas para que o conteúdo seja compatível.

– Aposte na diversificação dos formatos de conteúdo: crie blog posts, e-books, infográficos, vídeos, audiobooks, promova webinars, etc.

– Crie um blog para ser o centro de distribuição e divulgação de todas as novidades da empresa. Use as mídias sociais como reforço na divulgação.

– Crie landing pages para divulgar conteúdos especiais como e-books, infográficos e pesquisas exclusivas. Acrescente um mini formulário para criar uma base de contatos de e-mails e conhecer mais sobre seus leads.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Danilo Carlos

Danilo Carlos

Sócio fundador da agência com mais de 18 anos de experiência no mercado de publicidade digital

All Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marketing Digital 3.0

Relacionados

Marketing digital para 2021

Entre as diversas consequências decorrentes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o fortalecimento do marketing digital foi notável. Isolamento social, trabalho remoto e o maior