Estratégias de marketing digital simples e fáceis para empresas iniciantes

A falta de experiência com marketing digital não precisa ser uma desculpa para não adotar estas estratégias de marketing digital

O cenário do marketing digital é muito favorável para micro e pequenas empresas. Isso porque, até para quem não estava familiarizado com estratégias de marketing e propaganda, agora pode utilizar dos meios online para alavancar a empresa. Dessa maneira, ganha-se terreno digital atrás de novos clientes, institui-se um público-alvo e a aplicação de estratégia para transformá-los em leads (ou fãs, por melhor dizer).

Por isso, o marketing digital tornou-se tão importante e um expoente no mercado atual. O marketing convencional ainda carrega seu espaço, mas este nunca foi ocupado pelas pequenas empresas, que naufragavam em um mar de possibilidades e apenas sustentavam-se pelo boca a boca ou ainda panfletos ou anúncios pelo bairro.

Contudo, as micro e pequenas empresas surfam pela web, adotando estratégias que podem impulsionar os Negócios, angariar novos clientes e ainda consolidar a marca popularmente. Apesar de o meio online ainda ser uma novidade para muita gente, há inúmeras estratégias digitais que podem ser implementadas por quem ainda é um iniciante no marketing digital.

Dicas de estratégias simples no marketing digital
É preciso ser objetivo e saber por onde caminhar. O marketing digital não é um bicho de sete cabeças, mas exige dedicação, empenho e disciplina para aplicar. Afinal, o assunto é propaganda/marketing, portanto é preciso ordenar o que adotar, quando adotar e os motivos para adotar tal estratégia. Foram separadas, assim, algumas estratégias de marketing digital para negócios que desejam começar a divulgar sua empresa online.

Desenvolver a história da marca

Quando as pessoas gastam dinheiro, estão pensando sobre os aspectos racionais e emocionais do cérebro. A estrutura de marketing mais eficaz é atraente para ambos. Contar histórias (storytelling) é uma das ferramentas mais poderosas que as empresas podem usar para se conectar com os clientes.

Storytelling é uma técnica poderosa para fortalecer os relacionamentos interpessoais.

Este é um conceito antigo que aproxima as pessoas e as mantém engajadas. Uma boa história dará uma voz forte às pequenas empresas. É por isso que a empresa deve dedicar algum tempo ao desenvolvimento completo do método de contar histórias.

Produzir conteúdo diário

O primeiro passo para atrair clientes é produzir conteúdo que gere valor aos usuários.

Além de posicionar muito bem a empresa em mecanismos de busca como o Google, isso também atrairá visitantes ao site. O marketing de conteúdo é um método que envolve atrair público-alvo por meio de conteúdo relevante que desperte o interesse das pessoas, aumentando assim as chances de atrair clientes e clientes potenciais. Essa estratégia é muito valiosa para a empresa porque pode considerar diretamente os canais de vendas.

O processo consiste em três etapas principais:

Topo do funil: quando essa pessoa encontra um problema a ser resolvido.

Meio do funil: nesta fase, a pessoa começa a procurar possíveis soluções para este problema.

Fundo do funil: finalmente ela encontrou uma empresa cujo produto ou serviço poderia trazer a solução que ela procurava.

Atenção aos resultados

Acompanhar os resultados das campanhas que se usa dará uma visão sobre o comportamento futuro.

Por exemplo, você saberá se deve continuar usando uma estratégia ou se deve mudar o método.

Dessa forma, criam-se estratégias pontuais, que podem ser utilizadas em redes sociais, blogs, sites ou ainda através de aplicativos de conversação em alguns casos. No fim, são ferramentas já utilizadas no dia a dia que familiarizam a pequena ou microempresa com o marketing digital.