Empresas apostam no marketing digital para acompanhar o mercado

O mercado vem se reinventando há tempos, no entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, as estratégias de marketing e de vendas precisaram ser restabelecidas por muitas empresas, a fim de garantir lucros e manter os negócios mesmo em tempos de crise. O marketing digital, nessa perspectiva, é um dos caminhos necessários para um horizonte favorável para aqueles que dependem do comércio e do engajamento de pessoas.

Segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em outubro de 2020, o e-commerce no Brasil foi um dos poucos setores que continuaram a crescer mesmo após a crise causada pela pandemia. Ainda, segundo a mesma associação, o faturamento do ano passado ultrapassou R$ 100 bilhões, o que equivale a um crescimento de quase 20% a mais que o faturamento de 2019.

De acordo com o Google Trends, o termo “marketing digital”, desde o começo do ano de 2020, teve um crescimento significativo nas buscas através do site. Isso está relacionado às demandas dos empresários e empreendedores em buscar resultados melhores em relação à visibilidade de seus produtos ou serviços nas páginas de busca da internet. Esses resultados mais satisfatórios estão vinculados à chamada mídia de performance. Geralmente, quando é falado em mídias de performance, fala-se de mídias pagas ou gestão de tráfego, por isso elas podem ser usadas para se referir ao mesmo conceito. Nesse tipo de estratégia, o objetivo é maximizar o retorno sobre o investimento através da otimização contínua dos resultados dos anúncios nos canais digitais.

Tendo essa demanda em vigência, algumas empresas se especializaram nesse tipo de serviço. É o caso da Savvi, por exemplo, que buscou um time de profissionais especializados nas áreas de mídias e design de performance, desenvolvimento web, business intelligence, entre outros diferenciais solicitados pelos clientes que procuram expandir os negócios em todas as frentes, fugindo do marketing convencional. O fundador da empresa, Arnaldo Neto, conta que a integração entre as plataformas – Google Ads, Facebook Ads, Google Analytics, sistema CRM e afins – é fundamental para monitorar as métricas de negócio. Isso permite a análise de dados que oferecem suporte na tomada de decisão gerencial e pode fazer toda a diferença para quem quer se destacar.

Esses números estão diretamente relacionados às novas estratégias de vendas e propaganda e termos como Web analytics, Growth hacking, Gestão de tráfego, entre outros, estarão cada vez mais presentes no cotidiano dos empreendedores e entender as especificidades de cada uma dessas áreas tem se mostrado cada vez mais essencial na atualidade.