agencia de marketing digital

Como saber se sua empresa está preparada ou tem o Marketing Digital ?

Diversas empresas acreditam que ao adotar o marketing digital, vão começar a vender mais, porém, deixam de lado alguns detalhes importantes que podem fazer com que o resultado não seja o esperado e a empresa começa a acreditar que as ações não funcionam. Como saber então se a sua empresa está preparada para o marketing digital?

Ter mente aberta!
Estar preparado para o marketing digital é saber que muitas coisas irão mudar, você pode sim ter resultados apenas fazendo anúncios no Google, ou no Facebook, de forma bem simples e fácil.

Mas, para investimentos a longo prazo, será necessário um grande planejamento, principalmente se sua empresa decidir trabalhar com lançamentos ou com o inbound marketing, que mexerá constantemente com suas redes sociais, com relacionamento com o cliente e com resolução de dúvidas

O que vai mudar?
A mentalidade antes da implantação do marketing digital, não pode ser a mesma após, pois você sairá de uma estratégia de vender por vender, para começar a trazer novos e antigos clientes, fazendo com que sua marca ganhe confiança.

Portanto, é hora de analisar o público, entender o que ele deseja e não apenas sair vendendo seus produtos. Assim, você irá verificar o que pode estar dando errado na hora de realizar a abordagem ao cliente.

COMO IDENTIFICAR SE MINHA EMPRESA PRECISA DE MARKETING DIGITAL?

A internet se tornou a principal vitrine para a maioria das empresas do mundo. Por isso, em poucos anos o investimento em Marketing Digital passou de tendência a necessidade para empresas de vários segmentos. Mas muitos empreendedores ainda têm dúvidas se devem contratar uma agência de Marketing Digital para ajudar a aumentar as vendas.

Mais importante do que conquistar clientes, é mantê-los – e o Marketing Digital pode ajudar nos dois casos. Uma agência especializada é responsável por planejar, criar, produzir, veicular, mensurar, avaliar e otimizar as estratégias de atração e retenção dos seus clientes pela internet.

O perfil do consumidor mudou ao longo do tempo, então a abordagem também deve evoluir e, para isso, é necessário analisar os objetivos, o público e os valores de sua empresa em busca da estratégia adequada ao seu produto ou serviço.

Porém, é preciso ter um planejamento de Marketing Digital e cuidado ao executar as ações. Nesse ponto, uma agência conta com diversos profissionais especializados em várias áreas que são responsáveis por buscar o retorno sobre o investimento (ROI) para a sua empresa.

Estrutura
Para melhorar a experiência do usuário no seu site é preciso reestruturar o conteúdo tendo em mente que os visitantes estarão acessando pelo celular. Nesse sentido, é preciso repensar a forma de acesso ao conteúdo, proporcionar variedade (vídeos, áudios e textos, por exemplo) e priorizar a legibilidade do site.

Design responsivo
Como nós já dissemos, ter um site pensado para dispositivos móveis, inclui todos os aspectos de desenvolvimento, conteúdo e design. Por isso, é preciso ajustar a navegação, os ícones touch, os call-to-actions, utilizar imagens compactadas e um layout flexível para não comprometer a experiência do usuário.

Como saber se a sua empresa precisa de Marketing Digital!

Baixo número de vendas
Atualmente, a maioria das compras começam com uma busca pelas informações do produto na internet. Por isso, uma boa presença online é uma forma de melhorar o reconhecimento da sua marca e ajudar o consumidor a tomar a decisão de compra.

No entanto, estar presente na internet não basta. É preciso ter uma estratégia e utilizar os canais adequados para o seu público e segmento. Nesse ponto, o Marketing Digital é a melhor solução para impactar tanto empresas, quanto o consumidor final do seu produto ou serviço.

Os clientes preferem a concorrência.
Em alguns segmentos, a concorrência entre empresas é bastante acirrada. Assim, se o seu cliente procurar se informar sobre o seu produto ou serviço na internet e encontrar as informações necessárias no site do seu concorrente, esse pode ser um diferencial e influenciar na decisão de compra.

A internet também é um canal de comunicação entre a empresa e o público. Dessa forma, você pode usar a estratégia de Marketing Digital para divulgar um novo produto ou um serviço com procura menor.

Uma empresa que está perdendo espaço para a concorrência também pode usar a internet e as redes sociais para conquistar seu espaço e atingir o público desejado.

Busca por novos clientes
Em muitos casos, as empresas têm os mesmos clientes há muito tempo e não conseguem alcançar um público diferente. Por isso, a internet pode ser uma ótima opção para aumentar a exposição da marca e, com isso, melhorar os resultados e o lucro da empresa.

Além de remover os limites geográficos dos consumidores, a internet também permite coletar informações sobre o público que podem ser úteis na segmentação de campanhas. Nesse sentido, as estratégias de Marketing Digital podem ser muito mais específicas e direcionadas ao público interessado no seu produto ou serviço.

Integração entre marketing e vendas
Em muitas empresas, os setores de marketing e vendas trabalham de forma isolada e com metas independentes entre si. Com o Marketing Digital, é possível mensurar dados importantes sobre segmentações, audiência, campanhas e canais, criando estratégias e otimizando os resultados dos dois setores.

Por isso, se o setor de marketing e o setor de vendas da sua empresa trabalham de maneira separada, este pode ser um dos sinais de que você precisa investir em Marketing Digital para integrar as áreas e melhorar os resultados.

Falta de conteúdo sobre o seu segmento
Em algum momento você deve ter buscado na internet por uma informação sobre o seu segmento de atuação, seja para resolver uma dúvida pontual ou ajudar a desenvolver um projeto específico. Se você não encontrou conteúdo de qualidade sobre sua área pode ser uma oportunidade de começar a investir em Marketing de Conteúdo para se destacar no mercado.

Ao investir em conteúdos informativos e relevantes para o público, sua marca pode se tornar uma referência na área e será procurada pelos clientes, em vez do caminho inverso.

Dificuldade em mensurar o retorno sobre o investimento
O retorno sobre o investimento, também conhecido como ROI, é uma das métricas mais importantes para empresas e determinam uma série de medidas importantes para o crescimento do negócio. São esses dados que irão mostrar se o investimento que você realiza para encontrar clientes está gerando o retorno esperado.

Esse cálculo pode ser difícil de realizar com relação aos investimentos nos meios tradicionais, mas com o Marketing Digital é possível acessar os dados de forma muito mais simples e precisa.

A partir dessas informações, você pode estruturar um planejamento e definir as métricas que servirão de base para as campanhas e ações, além de possibilitar que os resultados melhorem continuamente.

Aumentar a exposição online.
Hoje em dia, não basta ter um site e fazer anúncios pontuais no Google e outros mecanismos de busca.

Estar presente no ambiente digital envolve aproveitar ao máximo os recursos da web para melhorar os resultados, trabalhar a presença da marca no dia a dia das pessoas e gerenciar o relacionamento da empresa com consumidores e parceiros.

Para isso, é preciso estar nos mesmos ambientes que o seu cliente, utilizar uma linguagem próxima e investir na aproximação para que ele tenha pontos de contato diferentes com os seus produtos ou serviços.