Como aproveitar as redes sociais para impulsionar suas vendas

A presença de empresas nas redes sociais tem aumentado cada vez mais nos últimos anos, consagrando-as como um dos melhores e mais importantes canais de vendas para negócios de todos os portes. Especialmente com a eclosão da pandemia de covid-19 e a imposição de restrições de locomoção nas cidades, as vendas online dispararam em todo o mundo. De acordo com a pesquisadora Retail X, em 2022 o e-commerce no Brasil cresceu US$ 8,1 bilhões em relação ao ano anterior. Além disso, a expansão do setor também está ligada à crescente população jovem e experiente em tecnologia, rápida ampliação do acesso à internet e penetração de smartphones no país.

Com a população brasileira em massa presente nas redes sociais – estudos mostram que o Brasil é um dos líderes no uso dessas plataformas em todo o mundo -, esse ambiente se mostra propício também para que empresas alcancem uma grande diversidade de consumidores, estabeleçam uma relação mais próxima e conheçam melhor o perfil de seus potenciais clientes, além de surgirem inúmeras oportunidades de mostrar produtos, serviços e finalizar vendas.

Mas você sabe como utilizar estrategicamente as redes sociais a favor do seu negócio?

Os resultados positivos nas vendas através das redes sociais dependem de uma estratégia de marketing digital que gere uma boa presença digital para a marca, capaz de tornar os negócios ainda mais competitivos nesta nova era de expansão do e-commerce. É preciso estar atento às principais plataformas utilizadas e aproveitar as redes sociais como espaço privilegiado de contato com seu público-alvo.

De acordo com um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), WhatsApp, Instagram e Facebook são as principais ferramentas de tecnologia para os pequenos e médios empresários no Brasil. Apesar de sabermos disso, muitas empresas insistem em subestimar o uso estratégico dessas plataformas, ficando limitadas a explorá-las como meros canais de comunicação institucional para reprodução de anúncios publicitários.

Em pleno 2022, e com quase todos os consumidores utilizando uma ou mais dessas plataformas em seus smartphones, se torna imperativo que o seu negócio exista e apareça para o seu público dentro dessas redes com o uso de uma estratégia assertiva e bem pensada – que ainda pode ter baixo custo à marca.

Além de passos básicos como descobrir quais são as redes sociais que o seu público-alvo mais usa, fazer um calendário de publicações, definir seus objetivos e manter uma rotina de publicações, uma estratégia de marketing digital deve incluir maneiras criativas e eficientes de atrair e fidelizar mais clientes, ampliando as vendas e tornando sua marca ainda mais competitiva no mercado.

Confira estas dicas para impulsionar suas vendas nas redes sociais:

Comprometa-se com a produção de conteúdo original e de valor informativo, vinculado ao setor de mercado em que a empresa se insere, de maneira que se possa promover seus produtos ou serviços de uma forma mais interessante;
Realize sorteios e campanhas especialmente voltadas aos usuários seguidores da empresa nas redes;
Promova a humanização da marca, não apenas através da criação de uma persona que torne a voz e o estilo de comunicação da empresa mais naturais e autênticos nas redes, mas da adoção de uma postura amigável e solícita para se aproximar dos usuários e demonstrar-se acessível.
Ademais, é preciso estar sempre atento às mudanças comportamentais do consumidor para evoluir suas estratégias de marketing digital e não “ficar para trás” no jogo da comunicação digital. Para isso, a empresa também precisa manter ativa uma política de coleta e análise de indicadores de desempenho de suas ações nessas plataformas. As próprias redes sociais oferecem relatórios de mensuração de performance, mas o mercado conta também com soluções digitais especialmente dedicadas à captura de dados para identificar, segmentar e monitorar o público-alvo, otimizar campanhas e até aperfeiçoar tendências.

Sua marca já está nas redes sociais, mas os resultados ainda não apareceram? Cogite implementar ferramentas que possam ajudar na estratégia comunicacional da sua empresa e se adequar aos novos padrões de consumo do seu público.

plugins premium WordPress
Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/dcsbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5279