Quando você divulga um anúncio em uma revista, dificilmente consegue determinar quantas pessoas foram atingidas pelo conteúdo e a porcentagem delas que adquiriram o produto ou serviço depois de ver a peça. Isso não acontece com o marketing digital!
Graças à segmentação, você é capaz de direcionar sua comunicação para o perfil exato de seu público-alvo. Além disso, as ferramentas online permitem acompanhar em tempo real os resultados das campanhas com total precisão. Principais estratégias de marketing digital.
Com tantas vantagens, você não vê a hora de começar a aplicar essa estratégia em seu negócio, não é? Mas como fazer marketing digital? Bem, como a internet é um universo bastante amplo e a tecnologia não pára de evoluir, não existe uma única maneira de fazer marketing digital.
Na verdade, existem dezenas de estratégias de marketing digital e novas táticas aparecem todos os dias. Porém, todas elas têm como objetivo de fortalecer uma marca e estreitar o relacionamento com o público. O inbound marketing, também chamado de marketing de atração, tem como objetivo atrair as pessoas, despertando o interesse do público nos produtos e serviços da marca.
Nessa estratégia, as empresas procuram compreender as dores e necessidades dos clientes em potencial para oferecer soluções mais assertivas para seus desejos e necessidades. Ao contrário do marketing tradicional, onde o consumidor é passivo e apenas recebe a mensagem, no inbound ocorre o contrário.
É o cliente que procura a empresa quando percebe que tem um problema.E com a internet e as ferramentas digitais, existem diversas maneiras de fazer esse processo de atração. O mais comum é a produção de conteúdo, ou seja, informações relevantes e que ajudam a resolver problemas.É o que chamamos de marketing de conteúdo.
Como explicamos, uma das maneiras de despertar o interesse do público em sua marca é oferecer conteúdos e informações relevantes, que o ajude a solucionar seus problemas. E esse é justamente o objetivo do marketing de conteúdo. Mas, para isso, é fundamental conhecer bem sua persona, que é o perfil de seu cliente ideal.
Com isso, fica fácil criar conteúdos mais direcionados, que conversam diretamente com as dores do público. E, assim, gerar mais brand awareness para a marca, atrair tráfego qualificado e gerar leads. E para aumentar ainda mais o alcance desses conteúdos, é importante oferecê-los em canais que o público-alvo costuma utilizar.