BOAS PRÁTICAS DE CONTEÚDO QUE NÃO PODEM FICAR DE FORA DO E-MAIL MARKETING

O e-mail marketing é um elemento importante na estratégia de marketing digital. Além de ser uma das poucas ferramentas que possibilitam a comunicação eficiente com um grande número de pessoas, permite que isso seja feito de maneira personalizada, gerando mais proximidade e conexão com o público.

Mas para a personalização acontecer, é preciso considerar alguns pontos fundamentais na elaboração da comunicação, e um deles é o conteúdo. Preparamos uma seleção de boas práticas que fazem a diferença para a criação de e-mails e que não só contribuem para atingir os resultados esperados, mas também são capazes de encantar o cliente. Vamos conferir?

Seguir o tom de voz do negócio

Reproduzir o tom de voz da marca é essencial para expressar a sua personalidade através das palavras. Assim como nos demais canais de comunicação (site, redes sociais e WhatsApp, por exemplo), o conteúdo do e-mail também deve demonstrar a forma como a marca se comunica. Isso porque, além de manter a coesão, ajuda no reconhecimento por parte dos clientes (o que é muito importante, não é mesmo?) e a torna humanizada.

Storytelling claro e estruturado

Quem se comunica com o público também conta histórias. Por isso, estruturar o storytelling do conteúdo de maneira organizada – com início, meio e fim – é fundamental para transmitir a mensagem de maneira entendível. No e-mail marketing, a elaboração do enredo junto a uma narrativa envolvente ganha mais peso ainda, pois visa conduzir o usuário a tomar uma determinada ação.

Seguindo uma estrutura básica, o storytelling nesse formato geralmente é organizado na seguinte ordem:

-Informação principal;
-Informações secundárias;
-Informações terciárias;
-Vitrine complementar;
-Finalização ou reengajamento.

Para fortalecer o storytelling, é importante que os conteúdos sejam condizentes em todas as etapas, mantendo a clareza das informações em uma sequência compreensível e, é claro, o tom de voz da marca em todo o texto.

Chamar a atenção e gerar curiosidade no primeiro contato
Segundo pesquisas da OptinMonster, 47% das pessoas abrem um e-mail apenas com base no subject (assunto da mensagem). Com esse percentual, fica clara a importância do conteúdo para a tomada da primeira ação (abertura) que, consequentemente, leva a todas as outras.

Subjects com boas taxas de abertura geralmente apresentam algumas características:

Palavras-chave

Utilizar termos que comuniquem o benefício e/ou instiguem a curiosidade pode ajudar a persuadir o usuário a abrir o e-mail. Alguns exemplos seriam: somente, novidade, disponível, grátis, cupom, desconto.

Personalização

Incluir informações como nome, data de aniversário e interesses (baseadas no histórico de navegação) é um dos elementos de personalização que podem transmitir a sensação de exclusividade e agregar valor à experiência do usuário, criando mais proximidade e conexão.

Emojis

O uso de emojis no subject pode aumentar a taxa de abertura em até 45%, conforme estudos da OptinMonster.

Caracteres

Para garantir a leitura completa em diferentes dispositivos, o ideal é utilizar até 35 caracteres.

CTA (call to action) estratégico

Quando o assunto é conversão no e-mail marketing, o CTA deve receber atenção dobrada. Isso porque a mensagem que ele passa deve ser objetiva e descomplicada para que se transforme em ação.

Um CTA de sucesso normalmente apresenta:

Verbos

Mostre com clareza a ação que o usuário irá tomar ao clicar no botão: comprar, conhecer, reservar, saber mais. Contudo, o verbo escolhido deve ser condizente com o conteúdo e seguir o tom de voz da marca. Opções como “Clique aqui” devem ser evitadas, pois transmitem um senso de urgência exagerado e podem ser confundidos com SPAM.

Posição visível

Além de objetivo, o ideal é que o botão de ação venha ainda na primeira rolagem. Caso não faça sentido, vale indicar ao leitor (de forma textual ou usando elementos de design como apoio) que mais informações serão abordadas no decorrer do texto.

Incluir os termos legais

As condições comerciais sempre devem ser mencionadas de maneira clara e completa no e-mail, especialmente quando se tratar de um disparo promocional.

Como você pode perceber, existem diversas diretrizes de conteúdo importantes a serem aplicadas no e-mail marketing. Com elas, é possível fortalecer a estratégia, melhorar resultados e gerar conexão com o público.

plugins premium WordPress
Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/dcsbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5277