A importância da Marca

A importância da Marca

A marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto. Por isso, ela precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência de quem escolhe  o seu empreendimento. Ela deve representar o conjunto de valores pensados pelo empresário para dar identidade ao negócio.

Como construir

Realizar pesquisa com clientes e potenciais clientes, parceiros e funcionários ajuda o empresário a reconhecer qual a imagem que o seu negócio transmite e verificar se condiz com o que se espera.É importante que a estratégia e o posicionamento da empresa estejam bem definidos. O empreendedor deve ter o entendimento claro do que o negócio é hoje e como pretende ser amanhã, considerando as atividades e o público do empreendimento, sem esquecer aspectos como ética, confiabilidade e os pontos que destacam a empresa na concorrência.O desenho da marca tem que comunicar. A construção envolve pesquisa e reconhecimento. Além disso, precisa ser original e atraente, informando com objetividade os pontos fortes do negócio.Toda marca precisa de identidade verbal e visual. É assim que ela ganha legitimidade no discurso escrito, falado ou em imagem para ser aplicada nos materiais da empresa.É preciso planejamento para ativar a marca. O empreendedor deve estudar onde e como vai começar a divulgar a marca, o público e o alcance, e qual a relação custo e benefício nesse processo.A gestão da marca deve alinhar todo o universo da empresa, desde o produto até o ambiente. Materiais impressos e digitais, arquitetura e decoração precisam comunicar-se uns com os outros, de forma a valorizar a imagem do negócio e garantir consistência e continuidade no uso da marca.

Crie laços duradouros com seus clientes, que transcendam produtos e serviços. Demonstre aos seus clientes que seu produto ou serviço pode atender suas necessidades físicas e emocionais. A melhor forma de fazer isso é atender ou exceder continuamente as expectativas do consumidor com relação à marca. Lembra-se da campanha ‘Just do it’ da Nike? Eles criaram laços emocionais com uma parcela sempre crescente de consumidores ao atender uma necessidade de se tomar uma atitude, qualquer que seja ela. Não importam as consequências, apenas faça o que tem que ser feito, ‘Just do it’!

A imagem que os consumidores têm da sua empresa é constituída de coisas aparentemente simples, mas difíceis de conseguir. Um sorriso, um detalhe, uma decoração planejada, a localização, os serviços agregados, uma embalagem, um gesto, uma atitude, qualquer coisa pode influenciar positiva ou negativamente o impacto da imagem formada na cabeça do cliente.seja-o-diferencial_criacoes-1

Outro fator importante na construção de uma marca forte são as sensações propiciadas pelo seu serviço ou produto quando o cliente vivencia uma experiência com ele. Se você vai a uma loja da Starbucks, por exemplo, você não vai apenas tomar um café. Você vivencia a experiência de aproveitar um momento só seu, com tranquilidade para ler um jornal ou cultivar relações sociais. Lá você sai por alguns momentos do stress do dia-a-dia do trabalho e aproveita para ficar a sós com seus pensamentos.

Mais do que um cartão de visitas, a marca é um elemento atemporal que remete com mesmo poder ao passado, presente e futuro da empresa. Porém, por mais contraditório que isso possa ser, uma marca também envelhece. E aqui, não se fala simplesmente de desaparecimento gradativo, mas em envelhecimento como sinônimo de desgaste.

 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Danilo Carlos

Danilo Carlos

Sócio fundador da agência com mais de 18 anos de experiência no mercado de publicidade digital

All Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marketing Digital 3.0

Relacionados