Com a popularização das mídias sociais, muitas marcas já entenderam a importância de manter uma relação próxima ao seu público-alvo no meio online e gerar conteúdo que vá além do comercial.
Porém, acreditar que apenas um web site e posts “engraçadinhos” no Facebook sejam suficientes para manter uma relação com os potenciais clientes é um erro. Mesmo que um site ainda seja o cartão de visitas mais esperado pelos consumidores, é preciso entender quais são as necessidades deste público, e principalmente as plataformas em que ele está presente. A melhor forma de detectar essas informações é através de uma empresa especializada em identificar como uma marca deve se apresentar ao público utilizando recursos que o meio online oferece.
Atualmente, a maioria dos usuários se conecta através de dispositivos móveis. Isso demanda a criação de um site mobile, com design e estrutura característicos.
No entanto, as pessoas não têm o costume de acessar o mesmo web site todos os dias para se atualizar sobre o que a marca tem produzido. Muitas acessam diariamente a plataforma com que mais se identificam, como Facebook, Instagram, entre outras. É lá que o usuário será mais impactado com a lembrança da sua marca dia a dia. Por isso, torna-se essencial um planejamento assertivo em termos de conteúdo e escolha de plataformas.
Dependendo da faixa etária do usuário, seu comportamento, modo de consumir e outros aspectos, existirá uma ou um conjunto de soluções online para alcançá-lo:
Entenda algumas soluções online:
Hot site
Página temporária atrelada a um site, utilizada para promoção de concursos culturais ou lançamento de produtos, por exemplo.
Página de destino
Página em que o usuário disponibiliza seu e-mail em busca de outras informações (o famoso “Como podemos ajudar?” ou “Entre em contato para saber mais.
Marketing de email
Como o nome já diz, é o marketing realizado através do e-mail. A estratégia permite entrar em contato com o cliente de maneira segmentada, personalizável e com capacidade de mensurar resultados.
Compra de mídia online
Uma maneira de segmentar melhor os receptores do conteúdo, com grandes chances de fornecer bons resultados a curto prazo. É o Google Adwords, Facebook Ads, rede de displays e remarketing, por exemplo.
Todas essas soluções devem ser atreladas ao marketing de conteúdo, já que é preciso engajar o público-alvo sem se tornar repetitivo, aumentando a rede de usuários com relevância.