As redes sociais estão presentes no cotidiano de mais de 4.5 bilhões de pessoas, o equivalente a 59% de toda a população mundial. Por fazerem parte da rotina do mundo todo, tornaram-se espaços de divulgação disputados devido ao grande alcance.
Neste contexto, o Brasil foi apontado como o segundo país que mais passa tempo nas redes sociais e segundo uma pesquisa, 50% dos entrevistados já compraram produtos ou contrataram serviços que descobriram no Instagram.
Diante disso, cada vez mais as empresas estão presentes nas redes sociais, para impulsionar a visibilidade da sua marca através do marketing digital. Portanto, ao traçar estratégias assertivas, a sua empresa pode obter novas possibilidades de negócios.
Como traçar uma estratégia para as redes sociais?
Fazer uma publicação não é tão fácil quanto parece. Com isso, é preciso ter uma estratégia através de um planejamento assertivo que gere resultados. Ou seja, para crescer e ter sucesso através das redes sociais é necessário traçar estratégias para todas as publicações que serão feitas no seu perfil comercial.
Para começar, tenha em mente que um perfil comercial funciona como uma vitrine da sua empresa. Assim, ele pode ser utilizado para reforçar o propósito da marca e facilitar o canal de comunicação com o cliente.
Abaixo, apresentarei algumas dicas para que você possa criar uma estratégia por detrás das publicações nas redes sociais.
Defina os seus objetivos
Para uma boa gestão de mídias sociais, é necessário ter seus objetivos bem definidos. Portanto pense no porquê você está criando o conteúdo e qual o resultado que espera obter.
Alguns exemplos de objetivos são: atrair tráfego para o seu site, divulgação e reconhecimento da marca, ser um canal de comunicação com os clientes, educação através de conteúdo e vendas.
Faça um benchmarking
Entenda os padrões do mercado e o que eles estão fazendo. Logo, tenha referências, procure empresas em destaque no seu segmento e que sejam referência no mercado. Além disso, acompanhe seus concorrentes para avaliar seus pontos fortes e fracos.
Desenvolva sua persona
Para saber qual a melhor linguagem e como produzir conteúdo de maneira mais assertiva, é necessário desenvolver a sua persona.
Dessa maneira, algumas características podem ser atribuídas, como por exemplo, sua idade, formação, quais são seus hábitos online, quem ele segue, o que vai chamar a sua atenção.
As personas podem ser divididas em brand persona e buyer persona. De maneira simples, a brand persona representa a sua marca e devido a identificação, trará engajamento. Enquanto a buyer persona é o seu comprador ideial, ou seja, o cliente real que efetuará a compra do seu produto ou serviço.
Portanto caso a sua marca apresente essas duas variações, as suas publicações deverão possuir abordagens diferentes e direcionadas para cada persona.
A Dinâmica Consultoria oferece um serviço de Plano de Marketing cujo foco é a elaboração e criação da identidade visual da marca e assim, envolver e conquistar seu público-alvo. Através das estratégias ideais e dos canais de divulgação certos, é possível crescer e muito nas mídias. Por isso, não deixe de conferí-lo aqui!
5 dicas de boas práticas nas redes socias
- Crie uma identidade visual
A identidade visual possibilita que seu público reconheça a sua marca. Dessa maneira, defina uma paleta de cores e as fontes, padronize as publicações, crie um conteúdo visual que chame a atenção e se destaque no feed. - Tenha frequência
Mantenha constância nas postagens. Então, elabore um cronograma e planeje o conteúdo antecipadamente. Se atente, também, de que a frequência de publicações é favorável ao funcionamento do algoritmo da plataforma.
Para gerar mais confiabilidade de que essa estratégia realmente funciona, citaremos um pouco sobre nosso case de sucesso onde aplicamos um plano de marketing para uma empresa de telhas ecológicas.
Criando uma agenda de publicação em conjunto com as estratégias definidas pela Dinâmica Consultoria, foi possível manter uma frequência alta de postagens.
Isso resultou em um aumento de 11.412,5% no número de mensagens enviadas por clientes interessados pelo produto que a empresa oferecia. Vem dar uma olhadinha em como foi o andamento desse case clicando aqui!
- Entenda que a produção de conteúdo é o que faz a diferença.
Produza conteúdo de qualidade e que agregue conhecimento à sua audiência. Assim, é necessário educar o seu público para que ele compreenda o porquê deve usufruir do seu produto ou serviço. Portanto, use a criatividade para se destacar.
Pense que a sua persona está nas redes sociais à procura de conteúdo e não de propagandas. Para te ajudar, você pode utilizar a regra de Pareto 80/20 aplicada ao marketing digital. Ou seja, forneça à sua persona 80% de conteúdo relevante e 20% divulgando seu produto ou serviço.
- Explore formatos diferentes de conteúdo.
Além das publicações no feed, você pode explorar outras maneiras de se conectar com a audiência. No Instagram, também temos o Stories, Igtv, Reels e Lives. Contudo, saiba a real diferença entre cada um dos formatos.
As publicações no feed exigem um conteúdo programado, com maior preocupação com o design e cunho mais educativo. Porém, os Stories são mais flexíveis, interativos e podem ser utilizados para mostrar os bastidores.
Dessa forma, utilize gifs e ferramentas com call to action, ou seja, que possua alguma forma de interação, como por exemplo enquetes, para melhorar o alcance dos seus Stories.
Outra ferramenta, o IGTV, possibilita maior aprofundamento sobre o assunto, através de vídeos com mais de um minuto de duração. Além disso, as Lives podem ser utilizadas para responder perguntas, promover debates sobre determinado assunto e se aproximar do seu público.
E por último, o Reels, último lançamento do Instagram. Este, trata-se de um vídeo curto que deve apresentar um conteúdo bem alinhado com os assuntos que estão acontecendo no momento.
Diante disso, fique atento às novas ferramentas de lançamento do Instagram pois ela são propensas a serem divulgadas para mais usuários, justamente por estarem em fase de teste.
Por fim, o Instagram também possui uma ferramenta chamada Instagram Shopping, que possibilita vender um produto diretamente pela plataforma. Portanto através dessa funcionalidade, o usuário é redirecionado para visualizar o produto em um site e efetuar a compra.
- Analise as métricas
Com uma conta comercial, é possível verificar as informações da publicação. Com isso, para analisar a performance das publicações, podemos utilizar os indicadores de engajamento e alcance.
Taxa de Engajamento = (Curtidas+Comentários+Compartilhamentos+Salvos / alcance) x 100
Ruim: menor que 4%
Bom: entre 4% e 7%
Ótimo: Acima de 8%
Dessa forma, com o resultado a partir de 4%, significa que você está no caminho certo e as pessoas têm gostado do que você está compartilhando.
Taxa de Alcance = (Alcance do post/nº de seguidores) x 100
Ruim menor que 10%
Bom entre 10% e 20%
Ótimo acima de 20%
Dessa forma, com o resultado a partir de 10%, a entrega dos seus conteúdos tem se mantido dentro de um número aceitável e positivo. Assim, isso é reflexo do engajamento da sua audiência com o seu conteúdo.
Logo, quanto mais pessoas interagirem com a postagem, mais o Instagram aumentará a entrega desse conteúdo para a sua base de seguidores.
Como agendar suas publicações?
Como foi citado acima, uma boa prática para se ter no gerenciamento das redes é o planejamento e agendamento das postagens. Se você se preocupa em atrasar pra fazer uma publicação, ou acaba bagunçando sua rotina por causa disso, fique tranquilo pois há uma solução!
Existem ferramentas que proporcionam o agendamento das postagens! Incrível, e até tranquilizante, não é mesmo? Irei citar duas delas abaixo para te mostrar como fazer agendamento de postagens no Instagram:
MLabs
Consiste em um gerenciador de redes sociais brasileiro. Pago, ele permite a administração de diferentes perfis, e por isso, é muito utilizado por empresas. Além disso, ele possibilita responder comentários e mensagens privadas no mesmo ambiente.
Entretanto, você também pode utilizá-lo para seu perfil pessoal, uma vez que facilita muito a dinâmica de criação de conteúdo e publicação dos mesmos. Outra vantagem é o monitoramento de todo o engajamento dos posts da sua conta, possibilitando que análises sejam feitas.
Estúdio de Criação
Mas se você deseja ter um planejamento e analisar suas publicações sem ter que investir muito nisso, existe também uma ferramenta gratuita do próprio Facebook/Instagram. Ela permite que você agende, publique e gerencie suas postagens facilmente.
Com a biblioteca de conteúdo, você consegue analisar os resultados de cada post. É possível saber muitas métricas, como por exemplo o número de cliques e de visualizações.
Qual o diferencial do LinkedIn?
Agora que já sabemos quais são as estratégias e práticas essenciais para obter sucesso na mídia, vale lembrar que as redes não são todas iguais. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, existem muitas diferenças entre elas.
Por exemplo, uma rede social que vem ganhando muito espaço e crescendo ultimamente é o LinkedIn. Sendo a maior rede social de negócios do mundo, ela tem o foco em criar um networking entre profissionais.
Enquanto algumas redes têm um aspecto mais superficial, o LinkedIn busca promover um vínculo entre empresas e profissionais. Mesmo que seja uma rede com uma seriedade a mais, ela se mantém muito descontraída, o que acaba gerando um ambiente leve devido ao compartilhamento de experiências.
Desse modo, como ela vem apresentando um crescimento constante na internet, muitos criadores de conteúdo a enxergam como uma excelente fonte de leads.
Sendo assim, você pode investir seu tempo no LinkedIn também, apostar nessas práticas citadas acima e produzir conteúdos de qualidade!