5 motivos para incluir p Linkedin na sua estratégia de marketing digital

Com mais de 562 milhões de usuários no mundo todo, o LinkedIn é a principal rede social focada em relacionamentos profissionais. Só no Brasil, 29 milhões de pessoas utilizam o canal para fazer networking, anunciar e procurar vagas de emprego, além de buscar informações sobre marcas e sobre o mercado.

Para as empresas, o LinkedIn é hoje muito mais do que uma ferramenta de recrutamento. Trata-se de um espaço estratégico para divulgar conteúdos e consolidar sua reputação perante clientes e possíveis clientes, parceiros, fornecedores e a sociedade.

Pensando nisso, listamos cinco motivos para sua marca investir no LinkedIn e gerar os melhores resultados para o seu negócio.

1.Construção de autoridade

O caráter mais profissional do LinkedIn faz com que a rede seja vista pelos usuários como um espaço para assuntos institucionais e informações mais confiáveis sobre o mercado e as empresas. Aproveitar essa credibilidade da rede social é fundamental para que sua marca aumente sua presença digital e construa autoridade na internet.

Novidades do seu negócio e blog posts são alguns dos conteúdos relevantes que podem ser publicados na página da sua empresa. Além disso, manter atualizados os perfis profissionais da sua equipe também contribui para aumentar a exposição da sua marca.

2. Ranqueamento

O LinkedIn também contribui para o ranqueamento da sua empresa em motores de busca. Ter uma página e colaboradores listados na rede social são alguns dos fatores que o Google leva em consideração para detectar se uma marca realmente existe, além de determinar seu posicionamento nas buscas e evitar sites falsos.

Para garantir um bom ranqueamento, é fundamental que sua página possua uma URL personalizada e amigável. Também é importante descrever seu negócio de modo detalhado, aproveitando os campos de preenchimento de informações que o LinkedIn oferece, como tamanho da empresa, localização, e principalmente, especializações. Configurar corretamente a sua página e organizar as informações demonstra o profissionalismo do seu negócio.

3.Anúncios

A qualificação do público é, como já citamos, um dos grandes diferenciais do LinkedIn. E quando se trata da criação de anúncios na rede, isso é ainda mais importante para o seu negócio.

Enquanto em redes como o Facebook e o Twitter os usuários só precisam fornecer informações mais genéricas como idade, gênero e cidade onde moram, no LinkedIn é preciso inserir dados profissionais no momento do cadastro na rede social. Esse é um fator que faz muita diferença na hora de criar anúncios, pois as informações corporativas oferecem uma possibilidade de segmentação do público muito mais efetiva para gerar leads qualificados para sua empresa.

Além disso, como as pessoas estão no LinkedIn por motivos profissionais, a rejeição a presença de anúncios relacionados a sua área de atuação profissional tende a ser menor, já que está relacionada aos objetivos do usuário na rede social.

4.Público especializado

A segmentação adequada do público das redes sociais é uma das principais preocupações de quem busca aumentar a presença digital de uma empresa. Por isso, o fato do LinkedIn possuir um público mais especializado ganha tanta relevância dentro das estratégias de Marketing Digital. Afinal, trata-se de um espaço propício para atingir as pessoas que realmente interessam para o seu negócio.

Com o LinkedIn é possível conectar-se com profissionais da mesma área de atuação da sua empresa, como parceiros, cliente e fornecedores. O que é essencial tanto para negócios B2C, mas principalmente para o mercado B2B. Para isso, é importante não apenas compartilhar conteúdos, mas participar de grupos relevantes para o seu setor, além de seguir profissionais e influenciadores do mercado.

5.Notícias e tendências do setor

O LinkedIn possui ainda uma importante ferramenta de compartilhamento de conteúdo: o LinkedIn Pulse, que concentra os artigos mais populares da rede social e funciona quase como um blog atrelado ao seu perfil.

Além de concentrar influenciadores e canais relacionados com a área de atuação da sua empresa, o espaço também é ideal para que você publique seus próprios artigos, o que contribui para a construção de marca do seu negócio na rede social.

Você pode, por exemplo, produzir insights no LinkedIn Pulse e chamar para conteúdos complementares no seu blog , atraindo mais visitantes. Os textos que você publica no LinkedIn Pulse se tornam parte do seu perfil profissional, além de ser compartilhados com sua rede de contatos do LinkedIn.

Conclusão

Ser uma rede de característica corporativa e possuir um público qualificado não transforma automaticamente o LinkedIn no melhor canal para a sua empresa. A rede social é, sem dúvida, mais adequada para empresas B2B e para negócios B2C que oferecem produtos com alto valor agregado. Mas isso não significa que apenas determinado tipo de negócio esteja apto a ter uma página no LinkedIn.

O que é importante avaliar aqui é o mercado em que sua marca está inserida e, principalmente, se o seu público-alvo está na rede social. Se a pessoa que interessa para o seu negócio é, por exemplo, o profissional que toma as decisões dentro de uma empresa, o LinkedIn tende a ser o canal mais adequado. Já se o cliente ideal for o consumidor final, outras redes sociais podem ser mais vantajosas.

De qualquer forma, é fundamental levar o LinkedIn em consideração na hora de montar suas estratégias de marketing digital, conhecer e explorar o seu potencial, e integrar as ações na rede social com as de outros canais digitais.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Danilo Carlos

Danilo Carlos

Sócio fundador da agência com mais de 18 anos de experiência no mercado de publicidade digital

All Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes sociais

Mais popular

Quer receber dicas de marketing

Receba dicas exclusivas do growth Hacker

Não é spam, são dicas e práticas para você vender mais na internet.

Categorias

Marketing Digital 3.0

Relacionados