10 dicas para melhorar o posicionamento no Google

As primeiras posições no Google é o objetivo de toda empresa. O rankeamento do Google pode ser conquistado por uma série de atividades e melhorias do seu site e assim conseguir estar no topo da página de pesquisa.

Neste blog post, você vai ver 10 dicas para melhorar o posicionamento no Google e como fazer as melhorias no seu site para conseguir as melhores posições.

É importante saber que fora os anúncios pagos que aparecem em primeiro lugar devido à investimentos por parte das empresas, estar no primeiro lugar nas páginas de pesquisas organicamente pode fazer grande diferença e trazer muitos benefícios, além do destaque em relação à concorrência.

O Google corresponde ao maior navegador de busca do mundo, e estar nas primeiras posições releva bons índices de resultados para as empresas.

Como funciona o posicionamento no Google?

O posicionamento do Google funciona a partir de um algoritmo desenvolvido pelo Google onde constantemente o seu site é avaliado e assim é definido se ele é relevante ou não, se ele corresponde a questões técnicas de boa usabilidade, entre outros.

Em resumo podemos dizer que o Google diz se o seu site vai ser bom para o usuário ou não.

A ferramenta é baseada em proporcionar uma boa experiência para quem está consumindo o conteúdo do seu site. Quando uma pessoa busca por alguma coisa, o Google diz se o seu conteúdo é interessante e vai trazer as respostas para a pessoa que está pesquisando.

Dessa forma, ele garante uma boa experiência para o usuário. Por isso ele envolve questões e avalições constantes em suas páginas.

Além disso, se o seu concorrente estiver proporcionando um melhor conteúdo o Google vai colocar ele na sua frente no rankeamento. Sendo assim é preciso, além das melhorias atualizar sempre que possível o conteúdo.

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization), é um conjunto de ações e estratégias que tem como objetivo utilizar técnicas para melhorar o posicionamento de um site de forma orgânica, ou seja, sem que haja investimento.

Essas técnicas, aplicadas corretamente melhoram o posicionamento do site e consequentemente ele começa a ter um aumento do tráfego e visitas. Se o site tiver alinhado de acordo com a palavra-chave e público alvo, pode ter um aumento também nas conversões. Dessa forma, podemos concluir que mais pessoas visitando seu site, sendo elas, potenciais clientes, mais chances de vender.

Como melhorar o posicionamento no Google?

Bom, agora que já vimos como funciona o posicionamento do Google, vamos ver 10 dicas e estratégias que podem ser feitas para melhorar o posicionamento do seu site no Google.

Veja a seguir:

1.      Conheça o algoritmo do Google

O Google funciona por meio de um algoritmo composto por itens e categorias de avaliação das páginas. Para entender como fazer as estratégias da melhor forma, primeiramente é importante que você conheça esse algoritmo a fim de saber como ele funciona e a partir disso aplicar as melhorias de SEO.

É importante saber também que de tempos em tempos o algoritmo do Google passa por atualizações. Dessa maneira, é preciso estar sempre atualizado com as novas normas da ferramenta.

2.      Pesquisa de palavra-chave

A palavra-chave é o termo que corresponde ao seu negócio ou ao que é buscado. Quando o usuário vai pesquisar alguma coisa ele utiliza uma frase ou palavra, se for uma frase, é preciso entender qual a palavra ou termo que define melhor essa pesquisa e assim utilizar da melhor maneira.

Por exemplo, uma agência de marketing digital pode ter como palavras-chave termos como marketing, digital, marketing digital, agência de marketing, agência, agência de marketing digital, entre outros.

O termo pode se referir por exemplo, a alguma dúvida do usuário, um tipo de serviço, ao local da empresa, pesquisa sobre a empresa, ou seja, tudo que se remete ao que a pessoa está pesquisando em relação a alguma empresa, produto ou serviço.

Se o seu conteúdo, por exemplo, responde a uma dúvida de um usuário ou se o seu produto resolve o problema de alguém, sendo seu site bem ranqueado, ele aparecerá para este usuário, aumentando as chances de conversão.

A palavra-chave é um dos fatores mais importantes para saber se o seu site vai ser encontrado ou não, por isso é importante pesquisar termos e palavras-chaves referentes ao seu setor e identificar qual é a principal e quais estão relacionadas.

3.      Otimize título, link e imagens

A otimização de links, títulos e imagens faz parte do processo de otimização como um todo do seu site. É possível utilizar palavra-chave na descrição das imagens, nos títulos e nos links para melhorar o rankeamento. Além disso, a otimização das imagens contribui para o carregamento da página, deixando o site mais leve e mais rápido, além de se adequar para o mobile.

4.      Otimize meta description

A meta description, é a descrição que aparece depois do título, nas páginas de pesquisa. É fundamental que nessa etapa você crie uma descrição curta, objetiva e com a palavra-chave.

5.      Usabilidade e acessibilidade

Páginas que são mais acessíveis e de melhor usabilidade são melhores ranqueadas. Para o Google essas páginas atendem melhor ao usuário proporcionando uma melhor experiência de navegação.

6.      Links internos

Os links internos são uma estratégia de SEO que contribuem para que a pessoa veja mais páginas do seu site, indo de uma para outra. É uma estratégia que aumenta o tempo de acesso no seu site e com isso melhora as questões de rankeamento, uma vez que o Google entende que as pessoas estão navegando por conteúdo diversos do seu site e vê isso como positivo.

7.      Escreva conteúdos de qualidade

O conteúdo é fundamental para a qualidade do seu site. Não adianta aplicar técnicas de SEO para melhorar o posicionamento e não ter um conteúdo de qualidade, então é fundamental que o você oferece conteúdo relevante.

8.      Analise o ranking e desempenho do seu site

Para melhorar a posição do seu site é preciso antes entender em que posição ele está atualmente. Sendo assim, avalie o ranking atual, veja, analise e modifique caso necessário o desempenho do site, e logo após aplique as melhorias.

9.      Analise a velocidade do seu site

A velocidade da sua página é um fator bem importante, então analise como está a velocidade do seu site. Existem ferramentas do próprio Google em que pode ser feito essa análise. E a partir disso, aplique as melhorias necessárias.

10.  Adapte para dispositivos móveis

Atualmente existe uma grande parcela dos usuários que acessam os sites através dos dispositivos móveis, então é importante que você adapte o seu site para que as pessoas possam acessar e tenham uma boa experiência com seu site também nos dispositivos móveis.

Conclusão

Por fim, podemos concluir que para melhorar o posicionamento no Google, é importante entender como as ferramentas dos mecanismos de busca funcionam, analisar como está o seu site, quais as estratégias utilizar e como utilizá-las para aplicar as melhorias no site.